Um vídeo disponibilizado pela Urbanização de Curitiba (Urbs S/A) mostra o momento em que o motorista de um ônibus de transporte coletivo da capital atropela alguns cachorros no terminal do Hauer, na capital. A fatalidade ocorreu no dia 22 de fevereiro e deixou dois cachorros mortos.
O vídeo mostra um bando de cães entrando no terminal e cercando o ônibus. Alguns deles acabam entrando embaixo do veículo. Em instantes, o motorista do Interbairros fecha as portas e acelera, atropelando os animais.
Segundo a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), o caso já foi repassado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente .
"A gente não tem como condenar o motorista. O que temos até agora é que houve um atropelamento e a gente só quer que a verdade apareça. Se ele atropelou e sabia disso, tem que pagar", disse Soraya Simon, da SPAC.
Conforme Soraya, a sociedade foi informada de que a quantidade de animais no terminal que aparecem no vídeo não é normal, e que o aglomerado teria se formado por causa de uma cachorra que estava no cio.
"Esse é um caso, mas tem que responsabilizar quem deixa os animais soltos e para isso falta uma política pública eficaz. É preciso orientar, mas também é preciso responsabilizar", relatou Soraya.
Em nota oficial, a SPAC disse que, como não presenciaram o atropelamento, não podem julgar ninguém somente pelo que é dito.
"Pelas imagens é visível que a denúncia original colocada na internet [de que o motorista teria visto os cães] não confere, pois os animais não estavam na frente do ônibus, mas em baixo da parte traseira do veículo quando arrancou. Se o motorista teria visto os animais ou não, não nos cabe julgar e estamos aguardando a averiguação dos fatos, mesmo tendo também opinião pessoal", informou a sociedade.
Em nota, a Urbs informou que as imagens registradas pelas câmeras do terminal mostram que o motorista do ônibus estava dentro do veículo e já havia terminado a operação de desembarque e embarque de passageiros quando os cães chegaram à plataforma onde estava o ônibus.
A empresa disse também que "compartilha a política de respeito e proteção aos animais da administração municipal e mantém contato com outros órgãos da Prefeitura no intuito de evitar que a circulação de animais nos terminais resulte em acidentes".
A nota explicou ainda que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente enviou dois técnicos ao terminal para averiguar o ocorrido, e que já está sendo estudada uma parceria com a Universidade Federal do Paraná, para identificar os cães que frequentam os terminais de ônibus da cidade, castrá-los e monitorá-los via microchips.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora