Atualizado em 27/08/2006, às 19h20
O motorista de um ônibus de sacoleiros que seguia para São Paulo foi preso na madrugada deste domingo, em Santa Terezinha de Itaipu (Oeste do estado), por tentativa de homicídio. Djalma dos Santos reagiu de forma surpreendente ao avistar um carro da Receita Federal (RF) que se preparava para abordar o veículo.
O motorista acelerou o ônibus em direção ao carro da RF e bateu de frente deixando um técnico com ferimentos no rosto e outro, dos três que estavam no carro, com ferimentos leves. De acordo com um dos fiscais, o ônibus estava parado e com os faróis apagados. De repente, segundo o ParanáTV desta segunda-feira, o motorista avançou sobre eles.
Doze passageiros aproveitaram a confusão e fugiram, deixando para trás as mercadorias que traziam do Paraguai, a maioria contrabando. Santos também conseguiu escapar do local, mas foi parado em seguida por agentes da Polícia Rodoviária Federal. O motorista foi autuado por tentativa de homicídio triplamente qualificado, contrabando e descaminho com formação de quadrilha, dano ao patrimônio público e desobediência. Se condenado, a pena pode chegar a até 50 anos de prisão.
Somente em 2006 a Polícia já tirou de circulação cerca de 1.700 veículos, a maioria ônibus que transportava contrabando. De acordo com os policiais, os contrabandistas estão agindo cada vez mais de forma violenta.