Um ônibus despencou de um penhasco na manhã deste domingo (3) na rodovia estadual ERS-135, em Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul. O motorista perdeu o controle do coletivo em uma curva no quilômetro 3 da estrada, a cerca de 100 quilômetros antes do destino final. O caso foi registrado por volta das 8 horas da manhã. Chovia na região no momento do acidente.
O veículo tinha saído do Paraguai e seguia rumo à cidade de Nova Prata, no estado gaúcho. Quatro pessoas morreram na hora e mais de 40 ficaram feridas. Segundo a Turis Prata, empresa que fretou o ônibus, morreram no acidente Bruno Farina, Ana Cláudia Orlando, João Neves Paim e Maria Jurema Borges Vieira. A empresa não soube informar as idades das vítimas.
Seis em estado grave e os outros sofreram ferimentos mais leves. Ao todo, 33 pessoas estão internadas em hospitais de Passo Fundo. Segundo informações do Hospital da Cidade, dez mulheres estão na instituição, duas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). As pacientes têm, em média, 30 anos de idade. No Hospital São Vicente de Paula estão 23 passageiros, quatro em estado grave.
A Polícia Civil fez perícia no local e recolheu o tacógrafo (aparelho que registra a velocidade do veículo) para verificar a velocidade em que ele estava trafegando.Segundo a delegada Carolina Goulart, a polícia ainda não sabe o número exato de passageiros que estavam no ônibus, mas há informações preliminares de que eram 36. O caso será encaminhado para a Delegacia de Trânsito.
Após perder o controle, o ônibus estourou a proteção que existe entre a estrada e o desfiladeiro. O veículo caiu por cerca de 30 metros e a estimativa da polícia é de que o ônibus tenha rodopiado pelo menos 20 vezes antes de parar. Em imagens da imprensa local é possível ver que o teto do ônibus entortou e por pouco não foi arrancado pelo impacto.