• Carregando...

Um ônibus intermunicipal perdeu o controle em um viaduto de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, às 9h40 de ontem, derrubou a mureta da via, caiu na linha férrea e, cinco minutos depois, foi arrastado durante outros cinco minutos por um trem da Linha 10–Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Quinze pessoas ficaram feridas – a motorista e 14 passageiros do ônibus.

O veículo só foi removido cerca de três horas depois do acidente. A circulação de trens chegou a parar por uma hora. Seis das 15 vítimas continuavam internadas em hospitais do ABC até a noite de ontem. O estado mais grave era o de Lilian Souza Freitas, 30 anos, motorista do ônibus. Ela sofreu uma contusão no tórax e traumatismo craniano leve, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

No hospital, Lilian contou ao ex-marido Janduy de Souza Olivera, 38 anos, que perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um carro na contramão. "Ela falou que foi tentar desviar, brecou, acabou derrapando e não conseguiu mais controlar o ônibus", disse. A perícia vai investigar as causas do acidente.

O ônibus da linha São Caetano do Sul/São Paulo seguia pela Rua Felipe Camarão quando perdeu o controle na entrada da curva que levava a um viaduto. Segundo o tenente Alves Moura, do Corpo de Bombeiros de Santo André, o veículo chegou a ficar pendurado no viaduto antes de cair.

Avisos

Enquanto alguns passageiros saíam pelas janelas do ônibus, o trem se aproximava. Pedestres começaram a acenar para o maquinista. "Umas 30 pessoas ficaram no viaduto tentando, desesperadas, fazer o trem parar", disse José Onias Barros, 65 anos, que testemunhou o ocorrido.

Segundo Francisco Pierrini, gerente de Operação da CPTM, o maquinista acionou os freios de emergência. A velocidade da composição, que seguia a 60 km/h, baixou para 10 km/h no momento em que atingiu o ônibus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]