Concorrência deve prever metrô na capital
O edital de licitação do transporte coletivo de Curitiba terá de prever como vai ficar a situação da empresa ou consórcio que ficará responsável pelas linhas no trecho em que mais tarde deverá entrar em operação o metrô. Marcos Isfer, presidente da Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo em Curitiba e parte da região metropolitana, disse que a equipe responsável pela elaboração do edital está estudando formas de tratar essa situação.
Licitação tornará obrigatório seguro para usuários
Com a licitação que escolherá as empresas de ônibus que vão servir a Rede Integrada de Transportes (RIT) de Curitiba, que deve acontecer em setembro, todos os usuários do transporte coletivo na capital terão seguro obrigatório garantido contra acidentes e mortes dentro de ônibus, terminais e estações-tubo. A lei que garante o seguro foi aprovada ano passado pela Câmara Municipal e só não entrou em funcionamento ainda porque deve ser incorporada ao novo contrato das empresas que assumirem a operação do transporte público. A ideia de implantar o seguro surgiu a partir do acidente com uma passageira no terminal do Cabral. Ela teve as pernas esmagadas por um ônibus.
Agora é oficial. Após dois meses de atraso, a linha de ônibus expresso que vai inaugurar o mais novo corredor do transporte coletivo de Curitiba entrará em operação no sábado, às 10h30. O Pinheirinho-Carlos Gomes vai percorrer a Linha Verde saindo do terminal Pinheirinho e chegando até o centro via Avenida Marechal Floriano Peixoto. Para isso foram construídas cinco novas estações-tubo na antiga BR-116 São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal , além da estação-central na Rua Lourenço Pinto, e reformadas outras três já existentes na Marechal Floriano: UTFPR, Almirante Gonçalves e Parolin.
A nova linha vai transportar 32 mil passageiros por dia e deve desafogar o fluxo nas linhas do eixo sul, que atendem cerca de 260 mil pessoas diariamente. Serão 14 ônibus articulados, com capacidade para 170 passageiros sentados e em pé. Nos horários de pico, a previsão é que os coletivos passem em intervalos de quatro minutos. A viagem deve durar 25 minutos, mas segundo o gestor de operação de transporte coletivo da prefeitura, Luiz Filla, o tempo pode ser reduzido porque no trajeto os ônibus terão preferência para fazer ultrapassagens graças às modificações feitas na Marechal Floriano.
Integração
Outra novidade do eixo Linha Verde é a possibilidade de integração de 11 linhas alimentadoras da região com as estações-tubo. De um lado do tubo, a porta abrirá para o articulado e do outro para os ônibus convencionais. "Uma das melhorias significativas com a integração é que a população do Parolin, por exemplo, vai ter acesso pela estação Fanny ao centro da cidade, pagando apenas uma tarifa", explica Filla, lembrando que o ônibus da Linha Verde também ajudará a desafogar o trânsito na região. Antes os passageiros dos ônibus alimentadores só podiam trocar de linha e pagar apenas uma passagem pelos terminais.
Em função da integração, algumas linhas mudarão de nome e terão pequenas correções no itinerário. A linha Jardim Esmeralda, que atende o Xaxim, por exemplo, vai se dividir em duas linhas com outros nomes: Xaxim-Capão Raso e Xaxim-Linha Verde. Já o Interbairros 6 vai ser substituído por outra linha na região norte, o Maracanã-Linha Verde. Filla explica que não se tratam de novas linhas nem novos ônibus, apenas os nomes foram modificados porque eles agora param nas estações da Linha Verde.
As obras dos novos tubos e caneletas estão praticamente concluídas. Alguns ajustes finais estão sendo feitos, como o do primeiro semáforo após a saída do terminal do Pinheirinho em direção à Linha Verde, na continuação da Rua João Rodrigues Pinheiro. Ele funciona por sensores, que ainda estão em testes. A viagem inaugural do PinheirinhoCarlos Gomes acontece às 10h30, com saída do terminal Pinheirinho, e será gratuita.
Com a inauguração, os cobradores que há um mês atuam como vigias das estações-tubo para impedir atos de vandalismo e invasões irão, finalmente, desempenhar sua função original, que é cobrar passagem.
Ligeirão
A prefeitura promete inaugurar daqui a três meses uma nova linha de ônibus que vai reduzir o tempo de viagem entre o Terminal do Boqueirão e o centro de Curitiba: o Ligeirão Boqueirão. O ônibus fará paradas apenas nos terminais do Carmo e do Hauer, e na estação-tubo UTFPR. O ponto final será na Praça Carlos Gomes.
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Interatividade
A nova linha vai diminuir a superlotação nos ônibus?
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