Os passageiros da Linha Verde vão poder usar a Estação São Pedro para trocar de ônibus sem pagar uma nova tarifa a partir da próxima terça-feira (3). A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) está ampliando um projeto experimental de integração temporal, feito com o cartão transporte por um tempo determinado. Com essa novidade, os passageiros que estiverem em um dos ônibus alimentadores Vila São Pedro, Gramados e Urano e queiram ir ao Teminal do Pinheirinho, podem fazer a integração na Estação São Pedro.
O usuário do transporte público vai poder entrar no tubo sentido bairro sem pagar a nova passagem. Um validador de integração vai estar instalado nos dois tubos da estação. O passageiro deve encostar o carão transporte para liberar a entrada. De acordo com a Urbs, a integração vai diminuir o tempo de viagens e atende a uma reivindicação da comunidade.
Projeto
A nova forma de integração começou em março, com a linha Vila Velha/Buriti (unificação das antigas linhas Uniandrade e Buriti). Foram beneficiados os passageiros das linhas Vila Velha, Carmela Dutra, Cotolengo, Santa Quitéria, e Água Verde-Buriti, que usam a nova linha Vila Velha Buriti, fazendo a integração temporal na estação Santa Quitéria.
O projeto vai dar acesso à Rede Integrada de Transporte em regiões onde não foi possível viabilizar a mobilidade por meio de terminais fechados. A integração do restante da rede vai continuar sendo feita nos terminais de transporte, para evitar a vulnerabilidade do sistema de integração temporal ampla, como acontece em outras cidades.