Will Ferrell sem maquiagam| Foto: Reprodução G1

Trânsito

Para a remoção do ônibus foram necessários dois guinchos e os trabalhos duraram mais de uma hora.

O trânsito ficou em meia-pista no sentido Porto Alegre (RS) e houve paralisação por cerca de 15 minutos para que a peça fosse removida.

CARREGANDO :)

Um ônibus de turismo que transportava 44 romeiros despencou em uma ribanceira na madrugada de domingo (16), na altura do km 84 da BR-116 (Contorno Leste), no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Eles voltavam de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, para São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Ninguém morreu em conseqüência do acidente, que aconteceu por volta das 4 horas.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do ônibus foi surpreendido por uma peça de aço de aproximadamente dez toneladas no meio da pista. Ela caiu da carroceria de um caminhão que seguia na frente do ônibus. O motorista do caminhão foi preso.

Publicidade

De acordo com a PRF, havia neblina no local no momento em que a peça se soltou da carroceria do caminhão. Apesar da pouca visibilidade, o condutor do ônibus conseguiu desviar da peça, mas o veículo caiu em um barranco. Mesmo machucado, o motorista do ônibus ainda conseguiu sinalizar o local para evitar que a peça exposta na pista pudesse provocar outros acidentes.

"Ele foi providencial. Mesmo lesionado, ele conseguiu fazer o trabalho de sinalização. Ele teve um ato heróico", reconhece Marcelo Cidade, chefe de operações da 1ª Delegacia da PRF. Após a ação de prevenção, o motorista não resistiu e foi encontrado pelo Siate, cerca de dez minutos depois, desacordado.

A maioria dos passageiros teve ferimentos leves. Eles foram levados para os hospitais Angelina Caron, em Campina Grande do Sul; além do Trabalhador, Evangélico e Cajuru, em Curitiba. A PRF está fazendo um levantamento dos nomes das vítimas e do estado de saúde de cada uma delas nas quatro casas de saúde. Seis pessoas permaneciam internadas sem risco de morrer e sem previsão de alta.

Responsabilidade

As primeiras informações da PRF são de que o motorista teria tentado fugir antes de ser preso nas imediações do acidente. Ele está detido no Distrito Policial de Piraquara para prestar depoimento. A identidade dele, assim como da empresa pela qual ele prestava serviços de transporte da peça, ainda não foram divulgados. O veículo de modelo Cargo, de placas MCK 8591, de Blumenau(SC), seguia de São Paulo para a região metropolitana de Curitiba.

Publicidade

"A peça não estava devidamente acondicionada conforme as normas de trânsito. Inclusive a empresa pode ser responsabilizada", explica Cidade. Segundo ele, se o motorista for indiciado poderá ser responsabilizado por vários crimes de trânsito e contra a vida. "Dependendo da avaliação da polícia, pode até pegar de quatro a 12 anos de prisão", avalia Cidade.