O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) está convocando os motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e região metropolitana para paralisarem o trabalho entre 9 e 10 horas de hoje. Além disso, duas manifestações ocorrerão a partir das 9 horas na Praça Rui Barbosa, em Curitiba, e no terminal Maracanã, em Colombo, na região metropolitana. As ações são motivadas pela morte de um cobrador durante tentativa de assalto no último domingo, em Colombo.
O anúncio foi feito na tarde de ontem pelo presidente do sindicato, Anderson Teixeira. Para ele, a paralisação terá grande adesão. A solicitação enviada aos trabalhadores pede que os ônibus parem no terminal ou ponto final mais próximo às 9 horas.
"A revolta da categoria deve causar adesão massiva. A morte do cobrador em Colombo foi o limite para o que nós estamos denunciando há muito tempo", afirma Teixeira. O horário previsto para a paralisação foi escolhido para causar menos prejuízos aos usuários do transporte público. Wellington Macedo de Oliveira, de 18 anos, foi preso ontem em Colombo. Ele confessou ter atirado no cobrador de ônibus Osaias Caldeira da Silva, 31 anos. A média de assaltos a ônibus em Curitiba e região metropolitana é de oito por dia.
Segundo assessoria da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), as empresas que prestam o serviço de transporte coletivo em Curitiba e RMC foram comunicadas de que devem manter a regularidade do sistema, sob risco de serem penalizadas.
A Urbs informa ainda que deve iniciar campanha para aumentar o uso do cartão-transporte, que diminui a circulação de dinheiro no sistema de ônibus e pode ajudar a diminuir o número de assaltos.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora