Um ônibus com tração 100% elétrica irá integrar a frota do transporte público de Curitiba até setembro deste ano. A confirmação veio do prefeito Gustavo Fruet (PDT), por meio do Twitter nesta sexta-feira (15).
Segundo a montadora chinesa BYD, que está no Brasil desde 2012 e que fabrica o ônibus do tipo Padron que será testado na capital paranaense, o veículo elétrico terá capacidade para transportar cerca de 80 passageiros por viagem, podendo circular, em média, 300 quilômetros por dia.
Os executivos da empresa estão reunidos com representantes da prefeitura e da Urbs na tarde desta sexta-feira (15) em Curitiba. Ainda não foram divulgadas a data de chegada do ônibus nem a linha que o veículo irá integrar. De acordo com informações da Urbs, a BYD é que vai arcar com todos os custos do novo ônibus. Somente a energia elétrica será custeada pela Urbs, que afirma que o montante a ser gasto com eletricidade será baixo, sem alterar o orçamento da empresa.
Desde setembro de 2013, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Sorocaba, Piracicaba, Brasília e Campinas também estão testando o mesmo tipo de ônibus que estreará em Curitiba.
Vantagens
De acordo com a Urbs, diversas são as vantagens do ônibus elétrico. Ele não emite poluentes, não tem degraus (piso baixo), é silencioso e até 80% mais econômico que um ônibus equivalente movido a diesel.
Ainda segundo a assessoria de comunicação da Urbs, todas as definições sobre a circulação do ônibus serão divulgadas nas próximas semanas.