Curitiba
Fruet descarta nova licitação dos ônibus no curto prazo
Luan Galani e Raphael Marchiori
Em mais um dia de indefinição sobre o novo valor da tarifa técnica do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana, Gustavo Fruet preferiu não se manifestar diretamente sobre a derrota sofrida na Justiça, que indeferiu pedido para retirada de itens do cálculo tarifário, ou sobre o impasse do valor do subsídio negociado com o governo do estado. O prefeito, entretanto, assegurou que a licitação dos ônibus não deverá ser cancelada. "Não cogito nova licitação. Ela não está no cenário de curto prazo." O cancelamento da licitação do transporte coletivo foi sugerido pelo relatório de auditoria do TCE-PR e pela CPI do Transporte Coletivo instaurada pela Câmara de Vereadores de Curitiba.
A ligação entre São José dos Pinhais e Curitiba agora pode ser realizada por meio de ônibus com tração 100% elétrica. Começaram a circular, ontem, dois novos veículos com essa tecnologia em uma das linhas que ligam os dois municípios. De origem chinesa, os modelos ficarão à disposição da população durante seis meses, em um período de testes sem custo para o governo do estado ou para a empresa responsável pela operação.
De acordo com a prefeitura de São José dos Pinhais, os ônibus irão circular, em média, 300 km por dia e transportarão 700 pessoas nesse período. A capacidade desses veículos é similar à dos convencionais, com 70 a 80 pessoas por viagem, mas eles contam com ar-condicionado e internet sem fio.
Apesar de a tração ser 100% elétrica, a energia dos BioBus, como eles foram batizados, é fornecida por um sistema de armazenamento da carga das frenagens e também por um gerador interno a diesel. Esse gerador somente é acionado quando há necessidade de carga. No caso do Hibribus, modelo que já circula em Curitiba, o acionamento do motor a diesel ocorre quando há necessidade de aceleração acima de 20 km/h.
Expectativa
Segundo a Auto Viação São José empresa responsável pela operação da linha entre o Terminal Central de São José dos Pinhais e o Terminal do Guadalupe, em Curitiba a expectativa é de que o consumo de diesel seja 30% menor do que em veículos similares, pois o gerador ficaria desligado por mais de 50% da viagem.
Os veículos foram produzidos pela empresa CSR Times Electric Vehicle LTDA e importados pela IFX Hybbus, cujo sócio é Dante Franceschi segundo notas do governo estadual e do município de São José dos Pinhais. A família Franceschi é responsável pela operação da Auto Viação São José e integra o conselho fiscal do Setransp sindicato das empresas de ônibus.
O custo dos veículos não foi divulgado por nenhuma das partes, mas a Auto Viação São José informou que a intenção da empresa com o empréstimo dos veículos é analisar o benefício de custo operacional deles e, sendo o caso, produzi-los no Brasil. Essa não é a única companhia chinesa a adotar essa estratégia no Brasil. Antes dela, a BYD já havia anunciado período de testes de seus ônibus elétricos em Palmas (TO) e a Sunglong Bus em Juiz de Fora (MG).
A prefeitura de São José dos Pinhais, o governo do Estado e a empresa afirmaram que a utilização dos novos veículos não trará custos adicionais à tarifa paga pelos usuários.
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