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Alto e largo, equipamento fica bem acima do asfalta e permite que os carros passem por baixo | Divulgação
Alto e largo, equipamento fica bem acima do asfalta e permite que os carros passem por baixo| Foto: Divulgação

O que você faria se as estradas estivessem congestionadas e poluídas? Que tal um veículo que não ocupe espaço e ainda seja movido a energia solar? Uma empresa na cidade de Shenzhen, ao sul da China, conseguiu essa façanha. Pa­­­ra ajudar a minimizar os problemas de trânsito e qualidade do ar, a Shenzhen Huashi Future Parking Equipment desenvolveu um veículo decididamente esquisito, ul­­­tra­­largo e super alto que pode transportar até 1,2 mil passageiros.Apesar de ser chamado de "straddling bus" (algo como ônibus de pernas abertas, em tradução livre), a invenção da Huashi parece um trem em vários aspectos, mas não requer trilhos elevados nem sistemas de túneis extensos. O compartimento de passageiros do veículo tem a largura de duas faixas da pista e fica bem acima da superfície do asfalto, graças a um par de suportes que parecem cercas que deixam a pista livre para que carros comuns passem por baixo do veículo, que segue uma rota fixa.

A invenção de tamanho colossal da Huashi Future Parking, com seis metros de largura, deverá ser alimentada por uma combinação de eletricidade da rede municipal e energia solar provinda de painéis solares instalados no teto dos veículos e estações de passageiros. Um projeto piloto do veículo está em fase de testes em Pequim e várias outras cidades chinesas já mostraram interesse.

A empresa alega que o veículo, que irá viajar na velocidade média de 40 km/h, poderá reduzir os engarrafamentos de 25% a 30% nas principais rotas. O straddling bus pode substituir 40 ônibus convencionais, o que acarreta na economia de 860 toneladas de combustível por ano e impede que 2.640 toneladas de carbono sejam emitidas, conforme informações de Youzhou Song, responsável pelo projeto do veículo.

"Tive a ideia quando estava realizando pesquisas na estrada em busca de formatos para estacionamentos revolucionários para automóveis e bicicletas. Vi os engarrafamentos e pensei se também não seria possível colocar os ônibus bem no alto", disse Song. O projeto dá destaque a um amplo leque de problemas que resultou do crescimento econômico explosivo da China.

A firma de consultoria McKin­­sey estima que 350 milhões de pessoas (mais do que a atual população dos EUA) irá mudar para as cidades chinesas até 2015. Mais de 220 cidades terão mais de 1 milhão de habitantes. Para traçar um paralelo, a Europa inteira tem apenas 35 cidades nesta situação. Tal cenário causa a necessidade de investimentos em infraestrutura urbana. A McKinsey estima que 170 novos sistemas de trânsito podem ser construídos na China até 2025.

A China é o país que mais polui em todo o mundo, e Pequim está empenhada em reduzir as emissões de carbono. Autoridades chinesas vêm dando incentivos a meios de transporte movidos a energia solar ou a combustíveis eficientes. A invenção da Huashi parece ter recebido um selo de aprovação preliminar de Pequim. O distrito pequinês de Mentougou está testando a tecnologia e planeja começar a construir 9 km de estradas preparadas para o veículo até o final deste ano. Se o teste der certo, a malha total de estradas poderá chegar a quase 200 km.

Tradução Thiago Ferreira

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