Onze presos fugiram da Delegacia de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba, por volta das 1 hora da madrugada deste sábado (18). Na data da ocorrência, o local, que tem capacidade para abrigar oito detentos, estava com 23 presos. Até às 17h30, três dos fugitivos já haviam sido recapturados, informou a Polícia Civil.
Segundo informações da Delegacia do município, os homens conseguiram escapar após serrarem as grades da parte superior da cela e abrirem um buraco no telhado, por onde deixaram a prisão. Há suspeita de que as serras utilizadas para liberar o caminho durante a fuga tenham sido trazidas pelas esposas dos suspeitos, durante as visitas íntimas.
De acordo com a Polícia Militar, as investigações da ocorrência estão sob responsabilidade do Centro de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil (COPE).
Outros casos
Na última quinta-feira (16), a Delegacia de Alto Maracanã, em Colombo, também na região metropolitana, registrou uma tentativa de fuga de presos que acabou frustrada.
Por volta da meia-noite, um detento conseguiu pegar a arma de um policial que trocava um preso de cela e rendeu o oficial. Outro policial que também estava de plantão veio em socorro do colega e disparou tiros de espingarda calibre 12, que atingiram três detentos, que não tiveram ferimentos graves. Nenhum detento fugiu durante a ação e nenhum policial se feriu. A Delegacia abriga 45 presos, quando a capacidade é para oito, de acordo com o delegado.
No dia 9 de maio, uma tentativa de fuga na Delegacia do município metropolitano de São José dos Pinhais gerou uma rebelião na unidade, que durou mais de cinco horas. Após o início da rebelião, familiares dos presos fizeram um protesto na frente da Delegacia de Pinhais. Os presos reclamam da superlotação da cadeia, que estaria abrigando mais de 100 detentos.