Um balanço parcial da Operação Ágata 7, para repressão de crimes na fronteira do Brasil e que envolve militares, mostra que já foram apreendidos mais de duas toneladas de drogas, além de vistoriados milhares de carros. Entre as maiores apreensões, uma ocorreu em Guaíra, no Oeste do Paraná: foi interceptado um caminhão com 40 mil caixas de cigarro contrabandeado, avaliada em R$ 1 milhão.

CARREGANDO :)

De acordo com o balanço, outra grande apreensão ocorreu em Santa Catarina, onde foram encontrados US$ 260 mil escondidos em um carro. Durante a fiscalização em rodovias e rios da região de fronteira, já foram apreendidos cerca de 2.399 quilos de drogas, sendo duas toneladas só de maconha e 281 de cocaína, além de 8 mil quilos de explosivos. Na Região Norte, uma pista clandestina, que servia como apoio a um garimpo ilegal na terra indígena Yanomami, foi destruída em Cachoeira Xiriana, em Rondônia, próximo à fronteira com a Venezuela.

Ação

Publicidade

A Operação Ágata 7 conta com o envolvimento de 33.563 militares e 1.090 agentes de órgãos públicos. As ações são mantidas sob comando do Ministério da Defesa e coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). A execução cabe à Marinha, ao Exército e à Força Aérea Brasileira (FAB), com o apoio de 12 ministérios, cerca de 20 agências governamentais, forças policiais e agentes de dez estados e 710 municípios.