A Polícia Militar (PM) promove nesta sexta-feira (15) a Operação Preservando Vidas II, em Curitiba. A ação de fiscalização começou às 18h30 e deve terminar somente na madrugada deste sábado. A ação visa principalmente a abordagem de veículos em ruas da capital paranaense.
De acordo com o major Dorian Nunes Cavalheiro, que coordena a operação, os policiais empregados na ação pretendem agir de forma preventiva. "O foco principal não é nem tanto fazer apreensões, mas diminuir a criminalidade, prevenir, evitar que o crime aconteça. Depois que aconteceu, não adianta mais correr atrás do prejuízo", diz.
Segundo Cavalheiro, os bloqueios são mantidos no mesmo local por aproximadamente duas horas. Depois disso, há uma troca de local para que a blitz não perca o efeito e as pessoas passem a desviar da fiscalização. "Escolhemos os pontos por conta da movimentação, os lugares com maior fluxo de gente. Essas vias mais movimentadas, com a fiscalização, acaba até coibindo furto e roubo de veículo", explica.
O efetivo utilizado na operação é de 120 policiais, em 25 viaturas. A PM conta também com o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Regime de Polícia Montada (RPMon). Fazem parte da fiscalização agentes dos seguintes batalhões da capital: 13º, 20º e 23º.
O major relatou que ainda não tem números preliminares para serem divulgados. Ele relatou, no entanto, que, até agora, a maior parte das fiscalizações que constataram problemas foi relacionada a questões de trânsito.