Vídeo| Foto: Reprodução RPC TV

PF e Receita apreendem mercadorias com declarações de transporte falsas

Equipes da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal (RF) de Cascavel, no Oeste do Paraná, apreenderam mercadorias com declarações de transporte falsas em quatro empresas transportadoras da cidade, na noite de terça-feira (2). Ninguém foi preso. Agora, a polícia realizará diligências para identificar os verdadeiros remetentes das mercadorias contrabandeadas.

A ação aconteceu durante uma operação de fiscalização nestes estabelecimentos, com objetivo de reprimir a prática de remeter-se contrabando por meio de encomendas com a utilização de notas fiscais falsas.

CARREGANDO :)

A Receita Federal realizou uma operação sincronizada em 16 estados, nesta quarta-feira (3), para combater o contrabando e o descaminho. No Paraná foram apreendidos entre R$ 130 mil a R$ 150 mil em mercadorias irregulares. No total, foram 350 volumes retidos em todo o estado.

Publicidade

O foco nacional da operação foram as cargas e encomendas terrestres depositadas em 124 empresas transportadoras, previamente selecionadas. No Paraná e em Santa Catarina foram fiscalizadas 41 empresas.

Paraná

No Paraná, a operação aconteceu nas cidades de Cascavel (Oeste), Maringá (Noroeste), Londrina (Norte) e Curitiba. Em Santa Catarina a fiscalização ocorreu nas cidades de Blumenau e Joaçaba.

De acordo com Mauro de Brito, da Coordenação de Vigilância e Repressão da Receita Federal, há fortes indícios de irregularidades com as mercadorias apreendidas. "Produtos de informática, máquinas fotográficas digitais, produtos de vestuário, calçados e pneus foram apreendidos no Paraná", explicou Brito.

No Brasil inteiro o valor de mercadorias apreendidas chegou em torno de 8 milhões e 700 mil reais. Os responsáveis serão intimados a apresentar a documentação de importação dos produtos no país.

Publicidade

Caso não comprovem a regularidade serão autuados, dando-se início ao processo de apreensão definitiva da mercadoria, sem prejuízo da formalização de representações fiscais para fins penais a serem encaminhados ao Ministério Público, segundo informações da Receita Federal.

"Pela nossa experiência a comprovação de regularidade dessas mercadorias dificilmente vai acontecer. Muitas não têm documentação e outras têm notas fiscais falsas inclusive", definiu o coordenador da Receita Federal.

Brasil

A "Operação Conhecimento I" contou com a participação de 219 servidores da Receita em todo o país. No Paraná e em Santa Catarina 45 servidores participaram da operação.