Uma tonelada de maconha foi apreendida durante a operação desta segunda-feira
- RPC TV
A operação "Paraná contra as drogas" prendeu 279 pessoas nesta segunda-feira (26), em todo o estado. Os policiais também apreenderam 1.283 quilos de maconha, 3,5 quilos de crack, 52 armas, além de veículos e celulares. A operação foi coordenada pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e contou com a participação de todas as divisões policiais de Curitiba e subdivisões do interior.
A Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) também apoiaram a ação. A operação teve início às 6 horas desta segunda-feira. Ao todo foram cumpridos 566 mandados de busca e apreensão e de prisão. Foram mobilizados 1.180 policiais para a ação. "Foi uma ação de combate sistemática ao tráfico de drogas. Ao mesmo tempo está sendo realizado um trabalho educativo para alertar jovens e adolescentes dos perigos que as drogas representam", afirmou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, ao site da Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo.
Região metropolitana
Dez suspeitos foram presos nas cidades de Agudos do Sul, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Colombo, Fazenda Rio Grande e Araucária, na região metropolitana. Os policiais apreenderam 35 quilos de maconha, três vasos com pés da planta, duas balanças de precisão, nove buchas de cocaína, 17 gramas de crack, uma espingarda calibre 22, munições e uma camisa em que estava escrito "Polícia Civil".
Interior
Em Foz do Iguaçu, no Oeste, os policiais prenderam cinco pessoas, apreenderam 1.237 quilos de maconha, 1,26 quilo de cocaína, 372 papelotes de cocaína prontos para distribuição, 640 gramas e 454 pedras de crack, R$ 1.180 em dinheiro e um Jeep Cherokee com placas de Pinhais. Na região de Londrina, no Norte, 24 pessoas foram presas e seis adolescentes apreendidos. Três pistolas calibre 380, dois revólveres calibre 38, uma espingarda calibre 36, munição, R$ 4.817 em dinheiro, 100 gramas de cocaína e 120 gramas de maconha foram apreendidas na cidade durante a operação.
Na cidade de Maringá, Noroeste, não houve prisões, mas a polícia apreendeu 3 quilos de crack, o que daria aproximadamente 13 mil pedras da droga para comercialização. Também foi apreendido 1,24 quilo de maconha e a polícia encontrou mais de 50 papagaios em outra apreensão. O responsável pelos animais será autuado por crime ambiental. Nos Campos Gerais, em Telêmaco Borba, a polícia encontrou 40 gramas de maconha e 430 gramas de crack, o que geraria 1.200 pedras da droga.
Em Ponta Grossa foram cumpridos 57 mandados de busca, apreensão e prisão. Foram apreendidos 1,64 quilo de maconha, 204 gramas de crack e quatro armas. No município de Umuarama, no Noroeste, 413 gramas de crack foram apreendidas. Em Guarapuava, na região Central, cerca de 600 gramas da droga foram encontradas.
Orientação
Durante essa segunda-feira a Denarc realizou palestras educativas em colégios e distribuiu panfletos nos pontos de grande aglomeração de pessoas, nas principais cidades do estado. Segundo o governo, o objetivo é levar orientação aos jovens sobre a prevenção às drogas e sobre a forma de agir dos traficantes. As investigações que resultaram nas prisões desta segunda foram realizadas nos últimos três meses pela Subdivisão de Inteligência da Denarc. Houve troca de informações entre a divisão de Curitiba, região metropolitana e do interior.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora