Londrina - Uma operação conjunta das polícias Militar e Civil, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) de Londrina, deflagrada na manhã de ontem, cumpriu 19 mandados de prisão nas cidades de Cambé e Londrina, no Norte do estado, contra pessoas acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas. Dos mandados cumpridos, 11 pessoas foram presas ontem e oito já estavam detidas por outros crimes. Um adolescente de 14 anos foi apreendido.
Segundo o delegado do Gaeco, Cláudio Esteves, 70 policiais participaram da operação, que é resultado de um ano de investigação. Nesse período, a polícia apurou informações contra 41 pessoas que, além da associação com o tráfico, têm envolvimento com homicídios e crimes de furto e roubo. De acordo com Esteves, os suspeitos presos integram diferentes quadrilhas criminosas de Londrina, que agem de maneira independente, mas se associam para determinadas tarefas, como trocar um veículo roubado por drogas.
O delegado do Gaeco ressaltou que o combate ao tráfico de drogas é uma forma de enfrentar outros tipos de crimes. O delegado-chefe da 10ª Subdivisão da Polícia Civil, Sérgio Barroso, afirmou que a operação teve um resultado satisfatório. "Noventa por cento dos homicídios estão ligados ao tráfico de drogas, sendo que a comercialização de entorpecentes é responsável por crimes contra o patrimônio", comentou.
De acordo com o delegado do Denarc, Michel Araújo, no transcorrer da apuração das denúncias outras pessoas foram investigadas. "Com isso, vamos iniciar novas investigações para encontrar indícios contra essas pessoas que também foram citadas", disse.