Uma operação iniciada na madrugada desta terça-feira (16) desmontou um esquema de prática de crimes ambientais em Curitiba, nos Campos Gerais e região Central do Paraná. A Justiça de Prudentópolis autorizou vários mandados judiciais, fechamento de madeireiras e afastamento de policiais militares e funcionários do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A operação, batizada com o nome de João de Barro, ainda está em andamento e é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público (MP) e a Polícia Militar (PM).

CARREGANDO :)

A Vara Criminal de Prudentópolis autorizou o cumprimento de 68 medidas judiciais, entre elas 42 mandados de condução coercitiva, 23 buscas domiciliares e duas buscas em empresas. Uma madeireira foi interditada e cinco empresas tiveram as atividades econômicas suspensas.

Suspeitos de participar do esquema de corrupção foram ouvidos pelo Gaeco ao longo do dia. Quatro prisões em flagrante foram feitas por porte ilegal de arma de fogo. Segundo o promotor Leonir Batisti, ainda não há um balanço oficial das apreensões e prisões.

Publicidade

O Gaeco informou que dois funcionários do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) seriam afastados por medida judicial, porém, a assessoria de imprensa do instituto disse que o órgão não foi comunicado oficialmente. O grupo informou ainda que cinco policiais militares serão afastados, no entanto, a assessoria de imprensa da PM no Paraná acrescentou que nove policiais militares foram submetidos à condução coercitiva, sendo quatro deles da reserva.

Conforme Batisti, o esquema existia há cerca de quatro anos e consistia na cobrança de propina para encobertar crimes ambientais, como corte e transporte irregular de madeira. A investigação foi conduzida, há 10 meses, pelo Gaeco de Guarapuava. A operação desta terça-feira (16) contou com apoio de policiais militares. Os suspeitos estão envolvidos em denúncias de corrupção ativa e passiva e crimes ambientais, como corte e transporte ilegal de madeira.

A operação ocorre simultaneamente em 13 municípios do estado: Curitiba, Guarapuava, Imbituva, Ivaí, Guamiranga, Irati, Inácio Martins, Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa, Prudentópolis, Reserva, Teixeira Soares e Tibagi.