O porquê do nome
Esculápio é o Deus da medicina e da cura na mitologia greco-romana.
No Paraná, os mandados de busca e apreensão da Operação Esculápio não foram cumpridos. A Polícia Federal (PF) fez buscas em duas residências uma em Curitiba e outra em Pinhais, na região metropolitana mas não localizou ninguém. A operação aconteceu às 7 horas desta sexta-feira (18). A PF do Paraná vai continuar as buscas.
A Operação Esculápio investiga suposto esquema de uso de diplomas falsos no programa de revalidação do registro de medicina da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). No total, 41 mandados foram expedidos pela Justiça em 14 estados. Além do Paraná, a ação ocorreu nesta sexta no Mato Grosso, Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
As investigações começaram depois que a UFMT informou que 41 pessoas que se inscreveram no programa de revalidação do diploma com documentos supostamente falsos de três universidades da Bolívia. Com a revalidação do diploma, eles poderiam exercer a medicina no Brasil.
A universidade entrou em contato com as instituições bolivianas, que não conheciam os supostos alunos e informaram que eles nunca concluíram o curso de Medicina em seus estabelecimentos. Os acusados responderão pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora