Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Falhas

Operação interdita clínicas de estética irregulares em Curitiba

Cinco clínicas de tratamento estético em Curitiba foram parcialmente interditadas em operação do Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa) da Polícia Civil, em parceria com a Vigilância Sanitária. Batizada de Operação Vênus, a inspeção encontrou irregularidades em cinco de seis clínicas visitadas nas últimas segunda (13) e terça-feira (14). O Nucrisa instalou procedimentos criminais contra as clínicas irregulares.

A operação encontrou medicamentos, cosméticos e anestésicos vencidos, aparelhos sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e reaproveitamento de material que entra em contato com tecidos humanos. Segundo a delegada titular do Nucrisa, Paula Crhistiane Brisola, essa última descoberta é particularmente preocupante, uma vez que o reaproveitamento pode causar infecção por bactérias e a transmissão de doenças como hepatite e aids.

Tanto o Nucrisa quanto a Vigilância Sanitária não quiseram revelar quais foram as clínicas parcialmente interditadas.

Segundo o diretor de Saúde Ambiental da Prefeitura, Luiz Antônio Bittencourt Teixeira, o motivo de não divulgar o nome das clínicas parcialmente interditadas é preservar a identidade dos envolvidos e evitar ações judiciais. Teixeira diz que apenas alguns procedimentos dessas clínicas foram interditados – carboxiterapia, endermologia e vacuoterapia –, mas elas têm autorização de continuar operando em tratamentos menos invasivos, como massagens e drenagem linfática.

A delegada do Nucrisa afirma que a operação Vênus vinha sido preparada há dois meses. A motivação veio da grande demanda de pessoas que, depois de passar por clínicas de estética, compareciam à delegacia para se queixar de lesão corporal. "Devemos tratar também da parte preventiva, não só do dano", diz a delegada.

A direção da delegacia informa que denúncias de irregularidades em clínicas estéticas devem ser feitas na sede do núcleo, que fica na Rua Desembargador Ermelino de Leão, 513.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.