O governo do estado lançou, nesta sexta-feira (9), a sétima edição da Operação Nhapecani, que reúne vários órgãos da segurança pública em Curitiba e outras regiões do Paraná. O conjunto de ações contará com mais de 2,5 mil agentes da segurança pública, sendo 451 em Curitiba e Região Metropolitana. A operação foi iniciada às 16h, na Academia do Guatupê, em São José dos Pinhais, após cerimônia que comemorava os 159 anos da Polícia Militar do Paraná. No balanço do primeiro dia, a PM comunicou a apreensão de 27 máquinas caça-níqueis, de quatro monitores também usados em cassinos, além de 10 pessoas encaminhadas para a delegacia.
Está prevista, no total, a montagem de mais de 1,2 mil pontos de bloqueio, com apoio de mais de 700 viaturas. O objetivo é fiscalizar veículos, pessoas e estabelecimentos comerciais em busca de armas, drogas e foragidos da justiça, segundo o governo.
Histórico da ação
A Operação Nhapecani, que leva o nome da ave-símbolo do distintivo da Polícia Militar, acontece regularmente desde dezembro do ano passado, quando foi realizada a primeira edição. Desde então, segundo o governo, já foram 692 pessoas detidas, 2.436 veículos e 114 armas de fogo apreendidos.
Esta não é a maior edição da Operação Nhapecani. No início de março, por exemplo, seis mil policiais chegaram a ser mobilizados para a tarefa.