Técnicos da Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada (Gefis) do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) apreenderam 728 brinquedos irregulares, de 29.634 verificados em 16 estabelecimentos comerciais no Paraná. A Operação Papai Noel, como foi batizada, ocorre todos os anos por recomendação do Inmetro. O objetivo é retirar do mercado brinquedos e produtos que não estejam de acordo com as especificações da legislação federal.
Em entrevista para a Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo estadual, o gerente do Gefis, Roberto Tamari, disse que é imprescindível que o consumidor esteja atento na hora das compras. "Há riscos, principalmente para as crianças, caso tenham contato com um brinquedo que não possua o selo do Inmetro", adverte.
Outra orientação é para que o consumidor adquira produtos somente em lojas devidamente regulamentadas e estabelecidas, evitando comprar artigos de vendedores de rua ou sem comprovação de procedência.
Além de brinquedos, também foram verificadas luminárias natalinas do tipo "pisca-pisca". Das 5.590 unidades analisadas, nenhuma precisou ser apreendida.