A Operação Cupim, desencadeada nesta segunda-feira (11) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público de Mato Grosso do Sul e pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu 15 pessoas acusadas de envolvimento em esquema de sonegação fiscal no transporte de madeira da Amazônia.
Os policiais também apreenderam documentos, computadores, notas fiscais adulteradas, carimbos falsos, cofres, armas e munições.
Entre os presos estão empresários e servidores públicos de Mato Grosso do Sul, que facilitavam o transporte e comercialização ilegal de madeiras ameaçadas de extinção, como peroba e castanheira. A madeira nobre era misturada nos caminhões a espécies de menor valor, como o pinus.
Além de facilitar a passagem dos carregamentos, os servidores públicos envolvidos são acusados de falsificar carimbos da Receita Estadual e duplicar notas fiscais.
De acordo com a PRF, uma mesma nota fiscal era emitida para até cinco carregamentos. Os caminhões utilizavam as rodovias de Mato Grosso do Sul para chegar aos mercados de São Paulo e do Paraná. Se um dos veículos fosse parado pela fiscalização, os demais eram orientados a interromper a viagem até a substituição da nota fiscal para evitar que a PRF descobrisse a duplicidade.
A fraude era executada pelo menos desde abril de 2008. A estimativa da PRF é que em um ano o esquema tenha movimentado mais de R$ 10 milhões. Cerca de 30 mil metros cúbicos de madeira foram desviados de forma ilegal.
Desaprovação de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro abrem espaços e outros nomes despontam na direita
Moraes ameaça prender Cid em caso de omissão na delação: “última chance”
Como fica a anistia após a denúncia da PGR contra Bolsonaro; ouça o podcast
Moraes manda Rumble indicar representante legal no Brasil, sob risco de suspensão
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora