A Operação Verão 2012/2013 foi lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (20) na praia de Caiobá. Foram anunciados os serviços extras que vão atender as cerca de 2 milhões de pessoas que devem descer ao litoral durante a temporada, de acordo com o governo do estado. Os serviços de segurança pública, saúde, transporte e limpeza pública serão ampliados. Este ano, 2 mil policiais militares, 938 bombeiros, 234 policiais civis e 105 postos de guarda-vidas vão cuidar da segurança dos veranistas e moradores do litoral durante o período.
O evento de lançamento teve a presença do governador Beto Richa, do secretário de segurança pública, Cid Vasques, do secretário de saúde, Caputo Neto, e os prefeitos de Matinhos, Guaratuba e Morretes, além de outros secretários e representantes das polícias civil e militar e dos bombeiros.
"A Polícia Ambiental vai fazer fiscalização de embarcações, o Corpo de Bombeiros fará serviço de busca e salvamento e o nosso helicóptero estará pronto para atender qualquer ocorrência com rapidez", disse o secretário de segurança pública. Ele anunciou ainda o aumento do efetivo para o litoral de pelo menos mais 100 policiais e outras 30 viaturas, que ficarão depois do término da Operação Verão. Vasques disse que serão realizados atendimentos preventivos, patrulhamento de bicicleta na orla das praias, identificação de crianças com pulseirinhas e blitz educativas durante a temporada.
O secretário de saúde, Caputo Neto, anunciou a chegada de sete novas ambulâncias, que serão distribuídas nas sete cidades do litoral, e o investimento de R$ 3,5 milhões no Hospital Regional de Paranaguá, para melhorar a capacidade de atendimento durante a temporada.
Ele disse ainda que serão criadas ouvidorias itinerantes nas principais praias, que terão urnas para banhistas depositarem reclamações ou sugestões, além de distribuir material educativo. A secretaria vai manter, como no ano passado, uma Central de Recuperação de Afogados em Matinhos.
Serviços de coleta de lixo, monitoramento da qualidade da água e da areia serão feitos pela Secretaria do Meio Ambiente.
Segundo o governador, Beto Richa, esse verão será melhor que o de 2011. "Desde o ano passado já melhoramos e ampliamos os serviços aqui para bem receber os visitantes e os turistas, mas acima de tudo, demonstrando respeito aos moradores do nosso litoral", afirmou.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião