A Operação Verão registrou neste domingo o primeiro caso de afogamento no Litral do Paraná desde o início dos trabalhos, no dia 20 de dezembro. Ari Oliveira, de 53 anos, morador de Almirante Tamandaré, se afogou a poucos metros das pedras do morro do Boi, em Caiobá, às 15 horas. Segundo relatos, ele havia ingerido grande quantidade de bebida alcoólica, e era seu primeiro dia na praia com a família.
Oliveira chegou a ser resgatado pelos Guarda-Vidas do Posto Caiobá II. Foram feitos procedimentos de reanimação na areia e na ambulância a caminho do Hospital de Matinhos, mas ele não resistiu. Segundo informações da esposa, Ari Oliveira tinha histórico de problemas cardíacos, o que levanta a suspeita de que o afogamento teria ocorrido após um infarto. Estas informações serão levantadas após exames junto ao IML de Curitiba.
Desde o início desta Operação Verão, no dia 20, até este domingo, o Corpo de Bombeiros já havia feito 70 salvamentos nas praias do Litoral do Paraná.
Na temporada de verão passada foram registradas 13 mortes por afogamento, com 1.650 salvamentos aquáticos e mais de 57.000 orientações a banhistas que alguma maneira corriam riscos.
O Corpo de Bombeiros orienta os veranistas para que não entrem no mar sob efeito de bebida alcoólica e que procurem se banhar sempre próximo dos postos de guarda-vidas.