A Operação Verão 2011-2012 foi lançada na tarde desta sexta-feira (16) - sob um sol forte - na praia central de Guaratuba, no litoral do Paraná. Entre as autoridades presentes na cerimônia, estava o governador do estado, Beto Richa, e o Comandante Geral da Polícia Militar no Paraná, Roberson Bondaruk, entre outros.
De acordo com Richa, o objetivo da iniciativa é oferecer melhores condições tanto para moradores quanto para turistas. "O principal foco é cuidar da segurança e da saúde. Todos os anos há muitas reclamações, não só dos moradores, mas de turistas e visitantes que vêm para cá. Estamos deslocando para cá, durante esse período de temporada, cerca de 950 policiais militares, mais de mil bombeiros, principalmente salva-vidas, ambulâncias, uma estrutura melhor de coleta de lixo, afirmou Richa.
Na área de segurança, o Comandante Geral da Polícia Militar no Paraná, Roberson Bondaruk destacou que o policiamento será reforçado não apenas nas praias, mas também nas cidades. "Tanto na Costa Oeste quanto na Costa Leste serão mais de 1,7 mil homens trabalhando no Paraná, durante todo o verão, para que o cidadão paranaense, no período de descanso de suas férias, possa ter segurança não só onde ele passa o seu veraneio mas também na sua residência que ele deixa nos espaços urbanos", disse.
Planejamento
O governador ainda destacou que o trabalho em conjunto realizado de forma planejada pelos órgãos do governo do estado resultará em uma ação efetiva durante a temporada. "Estamos montando toda a estrutura necessária para garantir qualidade de vida para os moradores e um bom atendimento para os turistas que vão contar com essas ações a partir de agora. A população local e os visitantes terão boas notícias nos próximos meses", afirmou.
A Operação Verão terá ações que vão envolver secretarias e órgãos públicos em conjunto com as prefeituras dos municípios do litoral. A operação vai até o dia 26 de fevereiro, um domingo após o carnaval.
Limpeza
O governo do Paraná estima que, durante a temporada 2011/2012 do verão, mais de 2 milhões de pessoas vão circular pelo litoral do estado. Para atender essa população, uma equipe ficou encarregada limpeza de terrenos baldios, retirada de material de podas e de caliça de construção em residências e varrição de ruas.
Outro ponto em que os veranistas serão atendidos é a limpeza das praias. Um conjunto de máquinas fará a limpeza principalmente da areia, durante dia e noite. Além disso, os turistas vão receber sacos de lixo e coletores individuais de bitucas de cigarro para evitar que a sujeira fique acumulada nas praias.
Ainda segundo o governo, 108 quilômetros de rios, canais e córregos serão atendidos na limpeza para evitar problemas com enchentes, como a que ocorreu em março de 2011 no litoral.
Segurança
As equipes de policiais civis e militares também serão reforçadas no litoral do Paraná, em decorrência do alto número de pessoas que saem da capital, região metropolitana e do interior e passam o verão nos municípios da costa paranaense.
Pela Polícia Civil, serão duas equipes, cada uma com 132 investigadores, delegados e papiloscopistas, que vão reforçar o efetivo já existente nas delegacias das cidades do litoral. Já na Polícia Militar, o efetivo do 9° batalhão, com 388 policiais, terá um adicional de 424 PMs, além de mais viaturas e módulo policial móvel.
Na orla da praia, um efetivo de 1 mil guarda-vidas do Corpo de Bombeiros ficará distribuído em 105 pontos estratégicos do litoral.
Saúde
Na área da saúde a novidade este ano é o Centro de Recuperação de Afogados, que atenderá a partir desta sexta-feira (16) no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes em Matinhos. A unidade é a segunda a ser criada no Brasil e atenderá a todo o litoral do estado.
Os hospitais e pronto-atendimentos dos sete municípios do litoral (Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, além da Ilha do Mel) terão aumento no número de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
De acordo com o governo do estado, serão 4.752 plantões durante a temporada. O estoque de medicamentos também será reforçado. As equipes também vão usar doze ambulâncias para o atendimento dos pacientes.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião