Os prefeitos do litoral paranaense receberam nesta semana a promessa do governo do estado de que a Operação Verão, com início previsto para 17 de dezembro, terá aumento dos investimentos nas áreas de saúde e segurança pública, consideradas os grandes gargalos da temporada. Também foi acertado o lançamento de uma licitação de R$ 10 milhões para a contratação do serviço de coleta de lixo.
"Na reunião, ficou decidido que os investimentos em segurança e saúde serão 10% superiores aos do último verão", disse o prefeito de Morretes, Amilton de Paula.
Em relação à segurança, ficou acordado que 2 mil policiais militares estarão mobilizados para atender ao litoral a 12 municípios da Costa Oeste. Já a polícia civil terá reforço de 132 homens. O corpo de bombeiros contará com 683 representantes e 105 postos salva-vidas.
Matinhos ganhará um Centro de Recuperação de Afogados. "Provavelmente a unidade será construída no Hospital de Navegantes", destaca Ruy Hauer Reichert, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Matinhos.
Para a prefeita de Guaratuba, Evani Justus, a unidade facilitará o atendimento de ocorrências. "Com um centro 24 horas ganharemos mais tempo, sem a necessidade de deslocar uma pessoa afogada até o hospital de Paranaguá", afirma. Além da criação do centro de saúde, os municípios do Litoral terão um aumento de 20% na oferta de medicamentos. Também haverá recursos para o pagamento de 44 mil horas extras de plantão de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Com a reunião ficou definida a instalação de 1,5 mil lixeiras nas praias. O governo está articulando uma parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) Estadual e os municípios para a adoção de ações de educação ambiental, com a finalidade de incentivar a separação de lixo reciclável.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora