Ouça este conteúdo
Os deputados federais Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pretendem apresentar requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará as denúncias de exploração e abuso sexual infantil na Ilha do Marajó, no Pará. Até o momento, o pedido já conta com 93 assinaturas (veja mais abaixo). Para que o pedido seja formalizado, são necessárias, no mínimo, 171 assinaturas.
A investigação sobre exploração sexual de crianças e adolescentes na região do Marajó já foi alvo de outras CPIs no Congresso Nacional, como a CPI da Pedofilia em 2008, e a CPI de Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes entre 2012 e 2014.
Como parte dos depoimentos colhidos pela CPI de 2014, consta um da Coordenadora da Comissão de Justiça e Paz, do Regional 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil — CNBB, irmã Marie Henriqueta, confirmando os casos de exploração sexual na Ilha do Marajó. Ela relata o caso de crianças que vão vender óleo nas balsas e não retornam, sendo apreendidas por exploradores sexuais.
Denúncias de exploração sexual de crianças e tráfico de pessoas menores de idade na Ilha de Marajó, no Pará voltaram à tona nesta semana, após a repercussão de uma música da cantora Aymeê com o título "Evangelho de fariseus".
Na letra, a cantora cita os problemas sociais e ambientais na ilha amazônica: "Enquanto isso, no Marajó/ O João desapareceu / Esperando os ceifeiros da grande seara / A Amazônia queima / Uma criança morre / Os animais se vão / Superaquecidos pelo ego dos irmãos".
A canção repercutiu pelas redes sociais, após a cantora se apresentar na semifinal do programa "Dom reality", competição musical entre artistas do universo gospel, com transmissão no YouTube, na última quinta-feira (15). Depois da apresentação, Aymeê fez um breve relato das tragédias e crimes que ocorrem em Marajó.
"Marajó é uma ilha a alguns minutos de Belém, minha terra. E lá tem muito tráfico de órgãos. Lá é normal isso. Tem pedofilia em nível hard. As crianças de 5 anos, quando veem um barco vindo de fora com turistas (a jovem se interrompe)… Marajó é muito turístico, e as famílias lá são muito carentes. As criancinhas de 6 e 7 anos saem numa canoa e se prostituem no barco por R$ 5", afirmou Aymeê.
O anúncio feito pela cantora reacendeu o debate sobre os casos de prostituição e pedofilia que já foram denunciados desde 2006 e até mesmo pela ex-ministra dos Direitos Humanos, senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Com a retomada do assunto, artistas e influenciadores lançaram a campanha #justicaporMarajo pelas redes sociais cobrando alguma solução para os crimes. Porém, na época que Damares denunciou os casos ela foi chamada de "louca" e criticada por artistas.
Veja a lista dos deputados que já assinaram:
- Abilio Brunini
- Alberto Fraga
- Alfredo Gaspar
- Altineu Côrtes
- Amalia Barros
- Amaro Neto
- André Fernandes
- Any Ortiz
- Bia Kicis
- Bibo Nunes
- Cabo Gilberto Silva
- Capitão Alberto Neto
- Capitão Alden
- Carla Zambelli
- Carlos Jordy
- Caroline de Toni
- Chris Tonietto
- Clarissa Tércio
- Coronel Assis
- Coronel Chrisóstomo
- Coronel Fernanda
- Coronel Meira
- Coronel Telhada
- Coronel Ulysses
- Cristiane Lopes
- Daniela Reinehr
- Dayany Bittencourt
- Delegado Caveira
- Delegado Fabio Costa
- Delegado Palumbo
- Delegado Ramagem
- Dr. Fernando Máximo
- Dr. Frederico
- Dr. Luiz Ovando
- Dr. Victor Linhalis
- Dr. Zacharias Calil
- Eduardo Bolsonaro
- Eros Biondini
- Evair Vieira de Melo
- Filipe Martins
- Franciane Bayer
- General Girão
- General Pazuello
- Geovania de Sá
- Gilson Marques
- Gilvan da Federal
- Giovani Cherini
- Greyce Elias
- Gustavo Gayer
- Helio Lopes
- Ismael
- Jefferson Campos
- José Medeiros
- Josivaldo JP
- Julia Zanatta
- Junio Amaral
- Lincoln Portela
- Luiz Lima
- Luiz Philippe de Orleans e Bragança
- Magda Mofatto
- Marcelo Moraes
- Marcos Pollon
- Mariana Carvalho
- Marx Beltrão
- Mauricio do Vôlei
- Mauricio Marcon
- Mendonça Filho
- Messias Donayo
- Nicoletti
- Nikolas Ferreira
- Osmar Terra
- Pastor Diniz
- Paulo Bilynskyj
- Paulo Freire Costa
- Pedro Westphalen
- Pezenti
- Pr. Marco Feliciano
- Roberta Roma
- Roberto Monteiro Pai
- Rodolfo Nogueira
- Rodrigo Valadares
- Rosana Valle
- Sanderson
- Sargento Fahur
- Sargento Gonçalves
- Sargento Portugal
- Silvia Cristina
- Silvia Waiãpi
- Soraya Santos
- Tião Medeiros
- Wellignton Roberto
- Zé Trovão
- Zucco