O líder da oposição na Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni (PSDB), afirma que o orçamento apresentado pelo governo do estado não prevê ações efetivas para um programa de desenvolvimento do Paraná. Rossoni observa que a posição da Secretaria da Indústria e Comércio a segunda com menos recursos é uma prova de que as ações para apoiar o crescimento empresarial no estado foram relegadas a um segundo plano. O fato de a pasta ter sido uma das que terá a maior redução de recursos em relação a 2005 (menos 35,17%) reforça essa constatação, diz Rossoni.
O deputado ainda critica a redução de recursos para a Secretaria da Agricultura (menos 21,2%) outra área estratégica para o desenvolvimento do estado. "Qual é a melhor forma de se fazer distribuição de renda? O que faz com que um jovem possa ir para a universidade? É criar emprego para todo mundo. E isso só é feito pelo desenvolvimento", diz Rossoni. Para o líder da oposição, também é grave a redução de recursos previstos para a Secretaria da Educação (a redução em relação a 2005 é de 7,5%).
Rossoni ainda diz acreditar que o orçamento foi elaborado pensando na eleição do ano que vem. O acréscimo de recursos para obras e estradas permitirão que sejam feitas diversas inaugurações, diz o deputado. Além disso, afirma ele, o reforço de caixa da Chefia do Executivo aumenta o poder de liberação de verbas diretamente pelo governador. A proposta de orçamento será votada pela Assembléia Legislativa até dezembro. (FM)
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora