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Um dia depois do anúncio de revisão do projeto do metrô de Curitiba, o prefeito Gustavo Fruet disse ontem que o custo de construção foi subestimado no projeto formatado pela gestão anterior ao justificar a convocação de empresas do setor para reavaliar a viabilidade técnica e financeira da obra. "O custo apresentado não faz nada, não cobre nenhum sistema", afirmou.

O atual projeto previa gastar R$ 2,3 bilhões para construir 14,2 quilômetros de linha. Segundo Fruet, o custo do método Cut and Cover (túnel mais raso em um sistema em que se escava e cobre) é de, no mínimo, R$ 150 milhões por quilômetro, o que consumiria toda a verba disponível.

"O recurso disponível não cobre o projeto que a prefeitura tinha. A ideia do Procedimento de Manifestação de Interesse é para que a gente receba as propostas com viabilidade técnica e financeira. Poderá ser até o ‘Cut and Cover’, desde que alguém assuma que poderá fazer", diz. A prefeitura cogita usar o método Shield, de escavação profunda, que é mais caro.

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