Após decisão em segunda instância da Justiça do Rio de Janeiro, o Twitter restabeleceu nesta quarta-feira (8) o perfil do escritor e doutor em Antropologia Flavio Gordon após 17 meses de bloqueio. Em janeiro do ano passado, a rede social alegou violação de seus Termos e Condições de Uso para aplicar a penalização à conta com aproximadamente 100 mil seguidores. Conforme a decisão judicial, o Twitter também deverá indenizar Gordon por danos morais no valor de R$ 8 mil.
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
Diante do bloqueio, o escritor ajuizou uma ação contra a rede social alegando censura, com base na Constituição Federal, no Pacto de São José da Costa Rica e no Marco Civil da Internet, que garantem o direito à liberdade de expressão. A defesa também mencionou violação ao Código do Consumidor.
Na decisão, o juízo apontou que, apesar de citar que houve seguidas violações do antropólogo aos termos de uso da plataforma, a defesa do Twitter não comprovou as alegadas violações. Em setembro de 2021, o 6º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro já havia determinado a reativação da conta. Na época, a rede social recorreu da decisão.
Em sua primeira publicação após a reativação da conta, Flavio Gordon mencionou o longo período de suspensão na plataforma. “Caros seguidores, depois de um ano e meio censurado aqui nesta rede social, finalmente estou de volta, após derrotar os censores na justiça, em duas instâncias. Restou-lhes a obrigação – sob pena de multa diária – de devolver o meu perfil. Continuarei, pois, a manifestar as minhas opiniões por aqui, até que uma nova ação do consórcio da censura me impeça”, disse o escritor.
Procurado, o Twitter limitou-se a informar que não iria comentar a decisão que o obrigou a reativar o perfil de Gordon.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora