• Carregando...

Veja como foram os encontros do PT nos anos eleitorais.

1989

O encontro nacional do partido, que homologou pela primeira vez a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, se concentrou em escolher o vice na Frente Brasil Popular (PT, PC do B, PV e PSB). A base partidária escolheu Fernando Gabeira (PV), mas para não descompor a frente, a direção do partido acabou impondo a escolha de José Paulo Bisol, que deixou o PSDB e entrou no PSB.

1994

O caminho de Lula na corrente inversa da radicalização de correntes externas do PT ficou explícito no encontro nacional daquele ano, quando, escolhido candidato pela segunda vez, conseguiu derrotar a proposta de o PT declarar, no primeiro dia do seu eventual governo, moratória da dívida externa. A nova atitude de Lula foi marcada por uma viagem aos Estados Unidos, em que discursou para empresários, poucos dias antes do encontro.

1998

Após duas derrotas, e já com o pragmatismo de José Dirceu, eleito no ano anterior, à frente do partido, o PT decidiu por uma aliança com o PDT, tendo Leonel Brizola como vice na chapa. Em contrapartida, enquadrou Vladimir Palmeira (PT-RJ), que queria se lançar ao governo do Rio, e forçou o apoio a Anthony Garotinho, então no PDT.

2002

Após ter enfrentado uma prévia pela primeira vez para definir o candidato do partido, em que derrotou Eduardo Suplicy, Lula leu no encontro a "Carta ao Povo Brasileiro", em que tentava acalmar o mercado financeiro prometendo não fazer uma ruptura na economia brasileira. Na ocasião, o partido aprovou a aliança com o PL. Em outubro, acabou eleito presidente pela 1.ª vez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]