Ao testemunhar duas grandes amigas passarem por essas dificuldades ao cuidarem de suas mães, a pedagoga e especialista em neuropsicologia Elizabeth Piovezan decidiu fundar o Instituto Alzheimer Brasil. O IAB foi criado para oferecer orientação e apoio aos cuidadores de pessoas com Alzheimer. Veja algumas dicas do IAB para reconhecer os sinais da doença:
1. Perda de memória: o enfraquecimento da memória sobre informações e acontecimentos recentes é o sintoma mais conhecido da doença.
O apoio na luta contra o Alzheimer
O responsável por cuidar do doente tem de lidar com isolamento e solidão e também precisa de atenção. Instituto em Curitiba dá uma mãozinha
Leia a matéria completa2. Perda de capacidade de concentração: pode se manifestar de várias formas, da hora de fazer planos até a realização de tarefas conhecidas.
3. Dificuldades cotidianas: englobam problemas para dirigir em local familiar, usar o telefone ou seguir uma receita conhecida.
4. Perda de noção de tempo e espaço: esquecimento de datas, estações e passagem das horas; alguns esquecem onde estão ou como chegaram ali.
5. Problemas de percepção visual: muitas vezes são confundidos com problemas de visão. O doente tem dificuldade para ler, identificar uma cor ou imagem.
6. Dificuldade de conversar: lapsos de memória durante uma conversa ou repetição de frases e palavras são sinais de alerta.
7. Distração: nota-se maior facilidade para perder objetos ou esquecer onde os guardou.
8. Perda da capacidade de julgamento: algumas pessoas perdem o discernimento quanto ao uso de dinheiro, ao vestuário e ao asseio pessoal.
9. Perda do convívio social: é perceptível a dificuldade em manter interações antes normais.
10. Mudança de humor e personalidade: pessoas com Alzheimer podem se tornar confusas, desconfiadas, ansiosas ou deprimidas; algumas ficam agressivas.