Recusa
Cidade sempre rejeitou a RIT
A Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba foi criada na década de 80 com a construção dos primeiros terminais de ônibus, que possibilitavam a troca de linhas sem pagar uma nova passagem e a implantação da tarifa única. Só em 1996 a RIT começou a incorporar as linhas urbanas da região metropolitana, mantendo a espinha dorsal do sistema: integração dentro dos terminais e tarifa única. Várias cidades ao redor de Curitiba aderiram ao sistema para facilitar a mobilidade de seus moradores com a capital. São José dos Pinhais é exceção. Apesar de ter 263 mil moradores, São José dos Pinhais preferiu não aderir à rede integrada. Um dos motivos seria estimular o morador a frequentar o comércio local, pois fica mais caro ir a Curitiba pagando duas passagens.
Demora
Terminal ficou parado por 7 meses
Discursos e promessas não faltaram quando, em 1º de julho do ano passado, uma solenidade com a presença do então governador Orlando Pessutti marcou a entrega do novo terminal de ônibus de São José dos Pinhais à prefeitura da cidade. "A melhoria no transporte não pode ser medida pelo volume de verba investida, mas sim pelos benefícios diretos e indiretos à população que utiliza o sistema público de transporte", declarou o governador na ocasião.
"O terminal que temos hoje não atende nossa população, que cresceu muito rapidamente. Agora podemos finalizar os estudos de rotas de ônibus e mudanças no trânsito da cidade para que o terminal possa começar a funcionar sem criar transtornos para os nossos moradores", disse em seguida o prefeito Ivan Rodrigues. Apesar do entusiasmo dos dois gestores na ocasião, os benefícios só começaram a surgir sete meses depois. O terminal foi inaugurado no dia 30 de janeiro, mas ainda não participa da Rede Integrada de Transporte (RIT).
Investimento
Depois de um investimento de R$ 5 milhões na obra, capaz de atender mais de 72 mil passageiros por dia em 29 plataformas de embarque e desembarque, além de seis salas comerciais, até hoje o terminal de ônibus não está sendo usado. A previsão inicial era de atender até 31 linhas de ônibus, mas nenhuma delas usa o local para paradas.
A nova estrutura deve substituir o atual Terminal Central de São José dos Pinhais. Com isso, a cidade irá manter dois terminais. O outro fica no bairro Afonso Pena. Juntos, os dois locais de integração municipal atendem 86 mil passageiros por dia, segundo dados da prefeitura.
O governo federal deve investir R$ 138,9 milhões do PAC da Mobilidade, ou PAC da Copa, para revitalizar a Avenida das Torres e reformar a Avenida Marechal Floriano Peixoto, construindo uma canaleta exclusiva para integrar o Terminal do Boqueirão ao novo terminal urbano de São José dos Pinhais. A meta com essas duas obras é melhorar a ligação do centro de Curitiba com o Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, facilitando os deslocamentos dos turistas e equipes esportivas que virão para a Copa de 2014. Porém, a população das duas cidades pode ter um ganho extra além da melhoria viária: a integração das linhas de ônibus de São José com a Rede Integrada de Transporte (RIT).
Até a metade deste ano, representantes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) devem se reunir com o prefeito Ivan Rodrigues (PTB) e com técnicos da prefeitura de São José dos Pinhais para explicar os detalhes do projeto (veja infográfico) e tentar seduzir a cidade pertencer à rede integrada. O problema é que desde 1993, quando a RIT começou a operar, São José nunca aderiu por considerar caro e pouco interessante para o município (veja matéria nesta página).
Ao integrar a RIT, uma cidade contribuiu financeiramente para o sistema. A previsão é de que São José dos Pinhais deva pagar cerca de R$ 700 mil se aderir à ideia. Por outro lado, a população da cidade poderá circular em qualquer região de Curitiba sem precisar pagar duas passagens, podendo voltar de Curitiba para São José também com uma única tarifa. Atualmente, quem sai dessa cidade da região metropolitana tem três opções para chegar a Curitiba, e todas implicam no pagamento de uma segunda passagem.
Uma das opções é pegar um ônibus dentro de São José ir até o centro, pagar uma nova passagem e entrar no ligeirinho Barreirinha/São José, que a partir dali é integrado à RIT. Outra alternativa é ir até o Terminal do Guadalupe, no centro de Curitiba, onde não existe integração com linhas de Curitiba. Por fim, há a possibilidade de ir de ônibus até a rua lateral do terminal do Boqueirão, pagar nova passagem e utilizar as linhas que ali tenham ponto.
Negociação
O diretor presidente da Comec, Gil Polidoro, afirma que a intenção é criar no mínimo três linhas novas em São José dos Pinhais. Uma sairá do aeroporto em direção ao centro de Curitiba pela Avenida das Torres, mais ou menos no atual trajeto do ligeirinho que passa pelo aeroporto. Outra linha sairá do aeroporto até o novo terminal de passageiros de São José dos Pinhais, entregue pelo governo do estado à prefeitura da cidade no início de julho e que ainda não está operando (leia matéria nesta página). Uma terceira linha sairá do terminal metropolitano até o terminal do Boqueirão, em Curitiba, com circulação exclusiva em canaleta.
Polidoro explica que a integração realmente acontecerá se a prefeitura de São José dos Pinhais direcionar as linhas urbanas da cidade para o novo terminal e aceitar integrar a RIT, o que possibilitará aos passageiros trocar de ônibus dentro do terminal sem pagar uma nova passagem. "As demais integrações [além da linha do aeroporto] têm de ser estabelecidas pelo município", diz o dirigente.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Interatividade
Você acha que São José dos Pinhais deve se incorporar à RIT? Por quê?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião