A jornalista Kristina Gomes, 25 anos, foi uma das muitas pacientes consultadas pelo médico Antonio Pedro Paulo Nuevo Miguel, preso nesta na manhã de quinta-feira (15) pelo envolvimento no esquema de venda ilegal de receitas médicas para a compra de remédios manipulados de emagrecimento em Curitiba. Além de vender as receitas, Miguel ainda receitava doses maiores dos remédios para viciar suas pacientes.

CARREGANDO :)

Kristina relata que, no mês de julho de 2003, foi atraída pelas fórmulas milagrosas prometidas pelo médico e descreve minuciosamente como foi a consulta.

Na ante-sala do consultório, cerca de 20 pessoas esperavam pela consulta com o "famoso" médico. "Essa sala é rodeada de cartazes e um deles me chamou a atenção porque dizia que após a consulta todos ganhariam um calendário do Dr. Migué, como ele mesmo se intitula".

Publicidade

Depois de duas horas e 15 minutos, o médico Miguel convida Kristina para entrar no consultório. A surpresa, segundo ela, é o traje do médico. "Ele tava de bermuda de surfista, sapato de couro branco e uma camiseta estampada com uma de suas caricaturas" detalha a jornalista.

A primeira pergunta do médico é "quantos quilos você gostaria de perder". Kristina diz que pretende perder cinco quilos. Sem pestanejar, Miguel afirma que esses quilos seriam perdidos em menos de um mês.

"Em seguida ele começou a perguntar se eu tinha problema no coração, algum problema de saúde, ou alguma alergia. Perguntei se ele não iria pedir exame médico. Ele me respondeu ‘você quer gastar dinheiro à toa?’".

De acordo com Kristina, durante a consulta, Miguel a tratava de maneira grosseira. "Ele gritava e usava expressões chulas", lembra. "Chegou ao ponto dele dizer que na fórmula que estava transcrevendo colocaria maior quantidade de cáscara sagrada (laxante) e mais gelatina ‘pra não cair as pelancas’", conta a jornalista.

O pagamento da consulta, que custa 25 reais, foi feito diretamente ao médico, "pois ele disse que tem medo de ser roubado pela sua secretária". A consulta durou somente cinco minutos e Kristina saiu do consultório com a receita de uma boleta (receita azul) nas mãos. Os medicamentos que ele transcreveu para perder peso, segundo ela, são dietilpropiona (remédio de tarja preta para diminuir a fome) e diazepam (tranqüilizante).

Publicidade

Essa receita com a combinação do remédio de tarja preta com um tranqüilizante foi prescrita para uma mulher com 1 metro e 56 centímetros de altura e 52 quilos.