Quem precisou buscar atendimento médico na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Boqueirão ontem teve de ter paciência: a espera pela consulta era de três a quatro horas, demora atípica para a unidade.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba, a lentidão no atendimento deve-se a um remanejamento na escala dos plantões, que reduziu o número de médicos de seis para quatro.
Por volta das 17 horas, cerca de 40 pessoas aguardavam atendimento, alguns desde às 13 horas, como Mayara Dallicani, que acompanhava o namorado Eduardo Dutra na busca por uma solução para as fortes dores nos rins. "A avaliação é rápida, o problema é a consulta. Estamos aqui há quatro horas, mas nos disseram que tem apenas dois médicos atendendo", queixou-se Mayara Dallicani.
O atendimento prioritário para crianças também estava demorado. Recostada contra uma parede, Jéssica Savage já contava mais de três horas de espera por uma consulta para o filho, Juliano, de 4 anos. A criança estava com febre e diarreia. "Quando chegamos, me disseram que ia demorar uma hora e meia, mas ainda estamos aqui", contou.
Justificativa
Segundo a prefeitura, até o início da noite o número de médicos plantonistas na UPA Boqueirão foi normalizado. A assessoria alegou que a sobrecarga é normal em todas as UPAs, uma vez que as nove unidades concentram todo o serviço de saúde da cidade durante os finais de semana.
Falta de informação
Na UPA Boa Vista, que atendia com a escala de plantão completa (seis médicos), a espera por uma consulta era de uma hora em média. O problema, segundo a paciente Patrícia Traldi, era outro: a falta de informação. "O paciente não tem como saber qual é a ordem de chegada e quanto tempo vai demorar para consultar, porque a avaliação é por ordem de chegada, mas as consultas, não. Entendo que pacientes em situação de emergência passem na frente, mas a gente fica sem saber qual é o nosso lugar na fila e quanto ainda vai demorar", disse.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora