Um vídeo divulgado num site de compartilhamento mostra pais de crianças reclamando da demora no atendimento no Hospital Infantil Prefeito João Vargas de Oliveira, em Ponta Grossa , região dos Campos Gerais, no começo da madrugada de segunda-feira (1º). Segundo testemunhas, o único médico que do plantão de atendimento ao público foi encontrado dormindo por um dos pais que aguardavam consulta. O secretário municipal de Saúde da cidade, Erildo Müller, explica que o médico estava dobrando o plantão, que é de 12 horas, ou seja, estava trabalhando 24 horas seguidas.

CARREGANDO :)

"Ele poderia sair às 19h00 [de domingo, 31], mas o médico que assumiria o plantão em seguida não pôde ir devido a um problema de saúde. Então o médico [que teria dormido] dobrou o plantão para que não tivéssemos que fechar as portas do hospital", explica. Ele sustenta que a situação foi pontual e que a equipe do Hospital da Criança está completa.

"Logo que a secretaria foi comunicada que o próximo plantonista teria que se ausentar, nós entramos em contato com todos os médicos que poderiam fazer o plantão [das 19h00 de domingo até as 07h00 de segunda-feira], mas nenhum deles podia, já que trabalham em outros locais. Isso é um reflexo da falta de pediatras que temos na cidade. O médico em questão, por exemplo, é clínico geral, mas atende no Hospital da Criança porque o número de pediatras, inclusive na rede privada, é insuficiente na cidade inteira", afirma Erildo.

Publicidade

O secretário informa que já foi aberta uma sindicância interna para apurar o caso. "Se a denúncia for comprovada, a punição pode ir de uma advertência até a exoneração do médico. De qualquer forma, a Secretaria não recebeu nenhuma reclamação formal sobre o ocorrido", aponta.