Há um século era inaugurada a primeira sede própria da administração pública de Curitiba. O Paço da Liberdade, um dos mais imponentes prédios da capital do estado, começou a funcionar no dia 24 de fevereiro de 1916. Até então, a prefeitura chegou a funcionar em salões de igrejas e dividiu espaço até com a cadeia pública.
VÍDEO: conheça a história do Paço da Liberdade
GALERIA DO LEITOR: mande sua foto do Paço da Liberdade
Confira a história
Clique e leia mais sobre a história da construção do Paço da Liberdade.
O dia 13 de novembro de 1969 foi o último de despachos no Palácio da Liberdade, sob o comando do prefeito Omar Sabbag. Em 1970, após ter abrigado temporariamente o Projeto Rondon, o prédio teve sua restauração iniciada e interrompida no ano seguinte, sendo retomada em 1972.
Por quase cinco anos, o Paço ficou sem função. Até que em janeiro de 1974 o Museu Paranaense foi transferido para o espaço, que permaneceu até 2002 no endereço. Hoje o prédio abriga um espaço cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc). Nesta quarta-feira, haverá uma cerimônia para celebrar a data a partir das 19 horas e, na quinta-feira (25), também às 19 horas, será inaugurada a exposição “Múltiplos Instantes” com quadros pintados por diferentes autores que mostram perspectivas e aspectos distintos do Paço.
Início
A construção do Paço partiu do engenheiro Cândido de Abreu. Ao se tornar prefeito da cidade no começo da década de 1910, escolheu o local no centro da cidade e deu início às obras em 1914. Antes o terreno abrigava os quiosques do Mercado Municipal.
O Paço Liberdade é o único imóvel de Curitiba tombado nas três instâncias de proteção histórica. Ele é uma unidade de patrimônio municipal, é tombado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná e é o único bem arquitetônico da cidade tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).
Curiosidade
Durante os trabalhos de restauro do Paço da Liberdade, em 2007, arqueólogos descobriram parte do piso e das paredes do antigo Mercado Municipal, que esteve no local antes da construção do prédio. Foram colocados piso de vidro para que o visitante possa observar como era parte do Mercado.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora