Passageiro poderá parar fora do ponto após as 22 horas| Foto: Paulo Matias/Gazeta do Povo

Quem usa ônibus das linhas "comuns" em Curitiba vai poder pedir para descer em qualquer lugar do itinerário dessa linha, mesmo fora dos pontos determinados, depois das 22 horas. A "parada livre" faz parte de um pacote de medidas anunciado ontem pela Urbs, com o objetivo de aumentar a segurança de passageiros e trabalhadores do transporte coletivo.

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A possibilidade de descer fora do ponto, nas linhas que não têm desembarque em tubos, já existia, mas estava em desuso há mais de 20 anos. Por isso, a Urbs está reeditando uma determinação operacional.

Outra medida é a instalação de uma iluminação especial em cinco mil pontos de ônibus, com tecnologia LED. A ação faz parte de um programa de obras da prefeitura, chamado Luz do Dia, que ainda será lançado. O objetivo é aumentar a iluminação pública na capital.

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Apesar de já contar com uma equipe dedicada ao transporte coletivo, a Guarda Municipal vai ampliar a atuação e as abordagens em ônibus, estações-tubo e terminais. De acordo com a Urbs, já há operações programadas para esta semana. A campanha "Busão sem Abuso", iniciada no ano passado e voltada ao respeito com a mulher, também será retomada.

O estímulo ao uso do cartão-transporte, que agora possui tarifa com desconto (de R$ 3,30 para R$ 3,15), vai continuar. A intenção é diminuir o volume de dinheiro que circula em ônibus, estações tubo e terminais, diminuindo os riscos de assalto. Outro fato que pesa a favor do cartão é a possibilidade de recuperar os créditos ao fazer uma nova via.

Por fim, a oferta de informação nos ônibus, pontos, terminais e tubos vai crescer. A ideia é oferecer informações sobre os itinerários, horários e localização de serviços públicos para os passageiros.

TC acusa Urbs de manobra para adiar julgamento sobre a tarifa

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC-PR) acusa a Urbanização de Curitiba (Urbs) de tentar protelar pela sexta vez o julgamento do relatório da comissão de auditoria sobre a tarifa de ônibus, realizada pelo órgão em 2013. De acordo com o TC, o processo estava pronto para ser encaminhado ao Pleno da casa, para análise e votação nos próximos dias, mas um recurso de agravo suspendeu o trâmite. A Urbs informou, via assessoria de imprensa, que não irá se manifestar sobre o caso.

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De acordo com o órgão fiscalizador, a Urbs já teria ingressado com dois embargos de declaração, dois recursos de agravo e dois de revisão. O TC argumenta que os expedientes são protelatórios porque, segundo o Regimento Interno, o Ministério Público tem até 30 dias para emitir parecer depois que o processo retornar ao gabinete do relator. O desembargador que é responsável por esse caso é Nestor Baptista, que deve encaminhar o processo para julgamento.

A auditoria

O processo de auditoria da tarifa levou três meses para ser concluído e foi divulgado no fim de 2013. Todos os 37 interessados no caso já puderam encaminhar suas defesas, que foram consideradas para a elaboração de um novo relatório.

O trabalho do TC indicou que a tarifa poderia ser reduzida em 16,7% na época e outras 40 irregularidades, entre elas o indício de cartelização do sistema, irregularidades na composição de custos e concessão de gratuidades e fragilidades na bilhetagem eletrônica.