O padre Eugênio Dirceu Keller, de 53 anos, foi encontrado morto por volta das 12 horas desta segunda-feira (3), no quarto que ocupava, na Casa Central dos Padres Vicentinos, no bairro São Francisco, em Curitiba. Dirceu estava caído no chão do aposento e apresentava sangramento na região no nariz. O padre era cardíaco e tomava remédios controlados.
O corpo foi localizado pelo padre Fabiano Spisla, que estranhou o fato de Dirceu não ter aparecido no refeitório para almoçar. "Como o carro dele estava na garagem, eu liguei para o celular, mas não fui atendido. Então, peguei uma cópia da chave do quarto e entrei. Foi quando constatamos a fatalidade", contou Spilsa.
Na manhã desta segunda, Dirceu não seguiu sua rotina normal. Ele, que também é professor de História do Studium Teologicum, deveria ter ido até a escola para dar aulas, mas não foi. Apesar disso, Spisla disse que o colega não apresentou qualquer queixa ou demonstrou qualquer sinais de que não estava bem.
Para o padre Spisla, com a morte de Dirceu, a comunidade católica sofre "uma perda muito grande". O padre era considerado uma pessoa ativa e animada, que gostava de esportes, especialmente de futebol. No domingo, Dirceu celebrou três missas em Araucária, na região metropolitana, almoçou com outros sacerdotes locais e voltou para a casa à noite. "Era uma pessoa muito benquista, principalmente na região do Abranches, onde foi pároco por dez anos. A todo instante, recebemos ligações de pessoas querendo informações", disse Spisla.
O velório do padre será realizado na Igreja Santana do Abranches, onde haverá missa de corpo presente às 15 horas. O corpo será sepultado a seguir, no Cemitário Paroquial do bairro.
Morte natural
Como o padre foi encontrado morto, apresentando sangramento, chegou-se a cogitar na possibilidade de homicídio. Entretanto, a comunidade católica descartou esta possibilidade e trata o caso como sendo morte natural. Padre Spisla destacou que o quarto onde o corpo foi encontrado estava trancado e que não havia sinais de arrombamento. Além disso, nenhum movimento estranho foi percebido pelos outros padres que estavam na casa. A Delegacia de Homicídios de Curitiba vai investigar o caso como "morte a esclarecer", mas a principal hipótese é de morte natural. "Tudo leva a crer que ele teve um ataque cardíaco", disse Spisla.
Histórico
Desde julho de 2008, padre Dirceu era provincial da Congregação da Missão Província do Sul, sendo responsável por obras da ordem nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso. Nascido em Prudentópolis, no Centro-Sul do estado, ele estudou no Seminário São Vicente de Paulo, em Araucária. Após ter sido ordenado, atuou como vigário cooperador em Ibaiti, no Norte, e foi pároco das paróquias de Santa Cândida e Abranches, em Curitiba.
Padre Dirceu também exerceu importante papel como educador. De 1983 a 85, estudou História em Roma, na Itália. No retorno, passou a lecionar do Studium Teologicum e foi diretor do Colégio São Vicente de Paulo.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora