O padre Osvaldo Chabiank Garcia foi espancado, na noite de domingo (30), em frente à casa paroquial de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Segundo a polícia, ele foi agredido a golpes de capacete e precisou ser hospitalizado. As autoridades não sabem o que pode ter motivado as agressões.
O religioso prestou depoimento nesta terça-feira (1.º). Ele contou que havia celebrado uma missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima, que fica na Rua Alderico Bandeira de Lima, a poucas quadras da casa paroquial. O padre fez o percurso a pé e quando ia entrar na residência, foi abordado por dois homens, que chegaram em uma moto.
Segundo o escrivão Fredy Weigert, as agressões começaram logo depois que o padre se identificou. O boletim de ocorrência relata que Garcia levou diversos golpes de capacete, principalmente no rosto. "Ele tomou mais de dez pontos na cabeça e o olho dele também ficou bastante ferido", contou o escrivão.
Depoimento
Em depoimento, o padre disse ter conseguido ver o rosto de apenas um dos agressores: ele seria um jovem alto, magro, de pele parda e cabelos crespos e castanhos. Apesar disso, não será possível elaborar um retrato-falado do agressor.
Nenhum pertence do religioso foi roubado. Por isso, a polícia acredita que o objetivo da dupla era mesmo espancar o padre. "Ele [o padre] disse que fica indignado pelas agressões, porque não houve motivo", disse Weigert.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora