A Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Bigorrilho em Curitiba, está de luto. A afirmação é do padre Gabriel Figura, pároco da Igreja dos Passarinhos. Um dos mais ilustres moradores da igreja, um canário belga, foi furtado na tarde de sábado. A ave foi tirada de dentro da gaiola, que ficava pendurada perto do altar.
O padre conta que o furto aconteceu durante o horário de almoço. O sacerdote deixou as portas da igreja abertas para que os fiéis pudessem fazer suas orações. Ao voltar, cerca de 20 minutos depois, percebeu que o pássaro havia sido levado. "Quem fez isso cometeu um crime e infringiu um dos mandamentos de Deus que diz: não furtar", alerta o padre.
O canário era um dos 21 passarinhos que vivem na igreja. E se tornou o xodó do pároco. O padre conta que o passarinho recebia comida de sua mão, e muitas vezes fazia companhia ao sacerdote na casa paroquial. O canto da ave era diferente de todos os outros, por isso padre Gabriel acredita que o canário tenha sido levado por alguém que conhecia bem os pássaros.
Apesar da tristeza pela perda do canário, o padre disse que não pretende dar queixa do furto na polícia. O sacerdote mantém o sonho de construir um santuário para a natureza. "As pessoas têm de aprender a interagir com a natureza. Este santuário ecumênico será um local para refletir sobre isso", conta.
Esta não é a primeira vez que uma das aves do padre é roubada. Há seis meses, um papagaio foi levado da paróquia. Segundo padre Gabriel, a ave já sabia rezar o pai-nosso quase inteiro.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora