• Carregando...
Vídeo | Reprodução / Paraná TV
Vídeo| Foto: Reprodução / Paraná TV

A tradicional missa de 1º de maio que se realizava no Morro do Anhangava mudou de lugar. Depois de acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), ela foi transferida para o Morro da Samambaia, que fica ao lado, no município de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. A presença de fiéis foi controlada e apenas 170 senhas foram distribuídas. A subida íngreme de três quilômetros de caminhada para chegar ao topo dos 1,2 mil metros do morro desanimou algumas pessoas e fez sofrer até o padre Rodney Tomazella, que rezou a missa pela manhã. Apenas cerca de 70 pessoas presenciaram a celebração. Outros haviam subido o morro apenas para apreciar a natureza e não presenciaram a missa.

Por dois anos não se realizava missa oficialmente no Anhangava, mas fiéis insistiam em subir o morro no dia 1º de maio. Neste ano, houve acordo para a mudança de local. "Houve o equilíbrio entre o fundamentalismo religioso e o fundamentalismo ambiental", afirmou o secretário do Meio Ambiente Rasca Rodrigues à reportagem do ParanáTV 1ª Edição, sobre o acordo para a mudança de local.

Marcha em Foz

Em Foz do Iguaçu, trabalhadores e líderes sindicais do Paraná, Argentina e Paraguai fizeram uma passeata desde a Ponte da Amizade até o Gramadão (local de concentração em um parque da cidade). Quando caminhavam pela BR-277, foram surpreendidos por uma pequena manifestação de opositores da CUT que gritavam palavras de ordem contra a central sindical. Não houve confronto entre as duas facções.

Futebol do trabalhador em Londrina

Em Londrina, uma comemoração diferente neste 1º de Maio começou já na sexta-feira. Doze equipes de futebol, seis de homens e seis de mulheres, disputam um torneio de futebol que dura 39 horas no Estádio do Café. São partidas de 20 minutos de duração cada e que, se terminam empatadas decide-se o vencedor na cobrança de pênaltis. O torneio que começou na sexta-feira à noite termina às 10 horas desta terça-feira.

Centro Cívico em Curitiba

Em Curitiba, por volta das 14 horas cerca de 50 mil pessoas, segundo os organizadores, aglomeravam-se para assistir aos shows e aguardar o sorteios de prêmios na festa 1º de Maio Solidário, uma parceria do governo do estado e centrais sindicais. O sorteio que incluía uma carro aconteceria à tarde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]