A delegada Graciela de Lourdes David Ambrosio, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Franca, no interior de São Paulo, ouvirá nesta segunda-feira (12) à tarde o depoimento do padre José Afonso Dé, de 74 anos, suspeito de crimes de pedofilia envolvendo jovens da cidade. A delegada deve encerrar o inquérito ainda esta semana.
Padre Dé atuava na Paróquia São Vicente de Paulo e está afastado de suas funções religiosas desde o começo das investigações. O bispo Pedro Luiz Stringhini o afastou e aguarda a conclusão do inquérito policial. Mais de 20 pessoas foram ouvidas durante o inquérito.
Graciela ouviu seis adolescentes, entre 12 e 16 anos, que teriam sido vítimas do padre, com "relatos bem coerentes", segundo a delegada. A denúncia começou a ser investigada em meados de março, após a denúncia chegar ao Conselho Tutelar, que acionou a DDM. No início, quatro adolescentes (que ajudavam o padre a realizar missas) se apresentaram como vítimas. Um deles morou na casa do padre. Os assédios teriam ocorrido após missas, entre janeiro e fevereiro deste ano. Além de beijos, carícias nos órgãos genitais dos jovens seriam praticadas pelo sacerdote.
A delegada ouviu as supostas vítimas, além de seis padres de paróquias diferentes. Os religiosos afirmaram em depoimento que conheciam as denúncias pelos garotos. "Uns acharam que eram brincadeiras dos meninos e outros falaram que iriam informar o bispo sobre as situações", disse a delegada.
Padre Dé não pode celebrar missas, batizados ou casamentos desde então. Em entrevista coletiva e em nota oficial, o pároco alega ser inocente de todas as acusações.
Após o escândalo, surgiram denúncias contra Padre Dé em cidades onde ele atuou anteriormente. A delegada, porém, disse que a investigação que comanda restringe-se a Franca, mas deverá encaminhar informações às delegacias mencionadas, como a de Iturama (MG) e até de cidades do interior paranaense.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
Lula busca ‘apoio VIP’ no exterior para impor censura aos críticos do governo; acompanhe o Sem Rodeios
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora