O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou nesta segunda-feira (27), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um contrato com a Caixa Econômica Federal para as obras de recuperação da zona portuária da cidade. Entre as medidas previstas no projeto está a demolição do viaduto da Perimetral, prevista para ocorrer em 2016.
"É a maior PPP [Parcerias Público-Privada] do Brasil. São quase R$ 7 bilhões e o Fundo de Garantia, o fundo de investimento do Fundo de Garantia, aportou quase R$ 4 bilhões nisso, e a Caixa é que vai ser a gestora de todo esse processo", disse Paes.
Segundo o prefeito, as obras de recuperação da zona portuária do Rio vão preparar a cidade para a Olimpíada de 2016. "Uma parte da vila de mídia da Olimpíada vai ser feita ali, portanto, é, de fato, o ressurgimento de uma região da cidade que tinha sido completamente degradada", afirmou.
Paes disse esperar que o projeto, previsto para ser concluído em 2016, amplie a atividade econômica no centro do Rio. "O que você vai ter ali é o ressurgimento de uma cidade. [A obra] É no centro, com toda a infraestrutura, próxima ao local de trabalho e que representa para o Rio de Janeiro a possibilidade de recuperação. Portanto, ali vão surgir prédios residenciais, comerciais, novas atividades econômicas."
O prefeito explicou que assinou o contrato na presença de Lula porque o presidente teria viabilizado o projeto. "É uma obra que o Rio de Janeiro espera há 40 anos e está sendo viabilizada no governo do presidente Lula. As obras já começaram e hoje, na verdade, a gente vem aqui assinar o contrato com a Caixa num gesto simbólico do presidente, que finalmente vai conseguir tirar aquele monstrengo que é a perimetral da frente da cidade do Rio de Janeiro", afirmou.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião