Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ensino superior

Pagamento aos terceirizados é feito e UFRJ volta às aulas na quarta-feira (20)

Os funcionários terceirizados da Universidade Federal do Rio (UFRJ) receberam, na tarde desta terça-feira (19), o pagamento do salário referente ao mês de abril. Com isso, a universidade retomará as aulas a partir desta quarta (20). As informações são da Agência Brasil.

Segundo a presidente da Associação dos Terceirizados UFRJ, Waldnea Nascimento, a empresa Qualitécnica, responsável pelas contratações, já havia quitado, na terça, as férias que estavam programadas para este mês e depositou parte do vale-transporte e do vale-refeição.

O atraso no salário dos funcionários terceirizados fez com que a universidade recomendasse às unidade acadêmicas a suspensão das atividades na segunda (18) “em nome da isonomia das condições de trabalho em todas as nossas unidades e em respeito à dignidade desses trabalhadores, desrespeitados no seu mais elementar direito trabalhista”.

Apesar do pagamento realizado entre segunda e terça-feira, alguns cursos não voltarão imediatamente. É o caso da Escola de Comunicação, que funcionará apenas para atividades administrativas consideradas essenciais nesta quarta. Uma reunião com alunos e professores vai discutir deliberar a retomada ou não das atividades acadêmicas.

Os alunos acampados na reitoria também disseram que vão manter a ocupação pelo menos até quinta-feira (21), quando ocorrerá sessão extraordinária do Conselho Universitário, às 10h, com pauta única sobre assistência estudantil.

A diretora do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Julia Portes, informou que a ocupação continua porque as reivindicações da assistência estudantil não foram solucionadas. Dentre elas, o censo no alojamento universitário e as construções dos restaurantes no Campus da Praia Vermelha, na zona sul do Rio e de Macaé, no norte fluminense.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.