Painéis eletrônicos em estações-tubo e terminais exibem recado sobre repasse a empresas.| Foto: Katia Brembatti/Gazeta do Povo

Desde quarta-feira (30), usuários de transporte coletivo em Curitiba recebem uma mensagem da Urbs, empresa que administra o sistema de transporte, enquanto esperam o ônibus em terminais e estações-tubo. Os painéis eletrônicos que avisam os próximos horários das linhas estão exibindo também informações sobre o reajuste da tarifa técnica, que passou a R$ 3,21. O problema é que o texto está incompleto e não explica propriamente a questão. “Também serão descontados indicadores de qualidade e R$ 30 milhões que a Urbs adiantou para as empresas pagarem salário. Urbs desconta...” A mensagem acaba assim, sem sentido e sem ser possível compreender o texto.

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Caixa Zero: há cheiro de greve de ônibus no ar

A não ser que algo ou alguém mude o rumo da conversa entre Urbs e empresas, em breve quem vai pagar a conta do lotação para ir trabalhar é você.

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De acordo com a assessoria de imprensa da Urbs, deve ter ocorrido um problema técnico. A mesma mensagem resumida da tarifa técnica que foi colocada na mídia embarcada (monitores dentro dos ônibus) deve ter sido postada no sistema de painéis eletrônicos, que só comportam um número limitado de caracteres.

Na tarde desta quinta-feira (1º) , a assessoria informou que as mensagens foram apagadas. Eram dois recortes desconexos do texto que havia sido divulgado dentro dos ônibus. A Urbs acrescentou que usa o sistema para comunicar mensagens que considera de interesse do usuário. Não é primeira vez que os painéis são usados para passar recados aos passageiros. Em fevereiro, quando houve reajuste da tarifa, a mídia eletrônica foi usada para defender o novo preço.

Colaborou Getúlio Xavier