O governo do Brasil poderá dar aos espanhóis o mesmo tratamento imposto pela Espanha para a entrada de brasileiros no país. A medida seria uma reação ao rigor com que brasileiros são tratados no país europeu, com a continuidade de casos de pessoas proibidos de entrar no país. "Se a situação persistir, acho que seria o caso de adotar reciprocidade dos mesmos documentos, [como] garantia de hospedagem, apresentação de extrato de conta bancária", afirmou ontem o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

CARREGANDO :)

O tema, segundo ele, está em discussão entre Itamaraty, Polícia Federal e Ministério da Justiça. O chanceler brasileiro reconheceu que ainda ocorrem "situações inaceitáveis" aos brasileiros na chegada à Espanha, e afirmou que tratou do assunto em encontro no mês passado com a ministra de Relações Exteriores da Espanha, Trinidad Jiménez, em visita ao Brasil. "Voltaremos a tratar do as­­sunto, com exemplos de casos específicos em que brasileiros foram tratados de maneira arbitrária, até mesmo humilhante."

O Brasil espera, entretanto, que a questão seja resolvida por meio do diálogo, sem necessidade de retaliação. De acordo com dados do Itamaraty, o número de brasileiros barrados quando tentaram entrar na Espanha vem diminuindo nos últimos anos. Em 2007, a média registrada era de 250 brasileiros detidos mensalmente na Espanha. Neste ano, foram 140 por mês. Em 2008, as constantes rejeições de brasileiros em território espanhol provocaram uma crise diplomática entre Brasil e Espanha.

Publicidade