Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Governo

País precisa de lei sobre salário dos 3 Poderes, diz Lula

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem a necessidade de aprovação de uma lei que defina um teto para os salários dos servidores dos três Poderes. "Acho que temos de mandar (ao Congresso) uma lei estabelecendo um teto, neste país. É preciso fazer alguma coisa", disse.

A uma pergunta sobre as fontes de dinheiro para pagamento do aumento de 91% nos salários dos deputados e senadores, Lula respondeu: "Acho que o país comporta, se estiver crescendo a economia e estiver rico. O Congresso decidiu uma coisa dele. Cada um toma a decisão e se responsabiliza pelos resultados."

Em entrevista após almoço no Clube do Exército, o presidente disse que o reajuste salarial dos congressistas não terá efeito cascata. "Podem ficar certos disso, porque nós não vamos abrir mão da nossa responsabilidade de manter uma política fiscal condizente com o desejo que temos de crescimento (econômico)", afirmou o presidente.

Ele acrescentou que não jogará fora, "em hipótese alguma", o que disse ter construído ao longo de quatro anos "com muito sacrifício".

Lula disse ainda que não lhe cabe reajustar seus próprios vencimentos. "Não aumento meu salário, não posso dar palpite sobre os Poderes que decidem aumentar os seus."O presidente lembrou que os presidentes da Câmara e do Senado afirmaram que, para conceder o reajuste de 91% definido para deputados e senadores, vão tirar recursos do próprio Orçamento do Legislativo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.