Dezenas de pais e responsáveis fizeram uma manifestação na Praça Barão de Guaraúna, no centro de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e seguiram até a prefeitura na tarde desta quinta-feira (14). Eles pedem que a gestão municipal reavalie a decisão de encerrar o convênio com três Centros de Educação Infantil (CEI), localizados no Jardim Maracanã, na Vila Vicentina e na Vila Maria Otília.
Segundo a prefeitura, a decisão de encerrar o repasse de verbas para manutenção das creches segue uma determinação do Ministério Público. Com a medida, as crianças matriculadas nessas instituições serão transferidas para Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nas mesmas regiões, que atendem crianças de 1 a 5 anos. A Secretaria Municipal de Educação prevê uma economia anual de aproximadamente R$ 850 mil com a medida, que, segundo o órgão, é um recurso que pode ser aplicado em projetos educacionais.
Os pais têm realizado reuniões e abaixo-assinados para tentar reverter a situação. Uma das reclamações é a distância dos CMEIs para onde as crianças serão transferidas. A aposentada Alverina de Souza tem um bisneto matriculado na CEI Lar Feliz e trabalhou por 10 anos na instituição. Para ela, a prefeitura deve ouvir a população antes de optar pelo fim da parceria. “Meus filhos e netos foram criados na creche. As crianças se acostumaram, querem ficar ali. Alguns pais vão ter que começar a pagar vans para o transporte”, diz. Com um filho de quatro anos matriculado na mesma CEI, Luciano Hass soube da transferência no mês passado. “São dois quilômetros mais longe. E o CMEI ainda não está pronto, as obras estão paradas”, reclama.
Os 70 alunos do CEI Sagrados Corações, no Jardim Jacarandá, serão transferidos para o CMEI Marjorie Emílio de Jesus. Cerca de 90 crianças do CEI Lar Feliz, na Vila Vicentina, vão para o CMEI Oracy Pedroso Chiconato. E 48 crianças do CEI Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Maria Otília, serão atendidas pelos CMEIs Diva Alves e Petrônio Fernol.
Em nota, a secretaria destacou que os CMEIs têm estrutura física para atender às crianças. As aulas nos CMEIs devem começar em 15 de fevereiro.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião